header image

Nosso Blog

Próximo Evento

Saúde para o Papai

Para o dia dos pais daremos algumas dicas sobre o diabetes para que o seu pai tenha muita saúde.

papai

O Diabetes Mellitus é uma síndrome de origem múltipla, causada pela falta e/ou incapacidade da insulina (hormônio produzido no pâncreas) exercer suas funções, dentre elas, quebrar as moléculas de glicose, permitindo que elas penetrem dentro das células, e transformá-las em energia. A utilização desta glicose depende da presença de insulina, sendo assim, quando a mesma não é bem utilizada, há uma elevação no sangue desta substância, conhecida como HIPERGLICEMIA. Resumindo, a diabetes é o aumento da concentração de açúcar no sangue.

É necessário ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, evitando o consumo excessivo de doces e gorduras, uma vez, que estes alimentos possuem um alto teor de açúcar. Os alimentos integrais como os pães, arroz e massas, são digeridos lentamente pelo organismo, liberando a glicose aos poucos, sendo um fator benéfico para o diabético que não terá picos de glicemia, além de serem ricos em fibras, ajudando na ação da insulina.

Vale ressaltar a questão das frutas, pois é muito comum o indivíduo achar que pode consumi-las à vontade, por serem alimentos saudáveis, mas não é bem assim. As frutas possuem carboidratos simples, dentre eles, a glicose. O ideal é consumir frutas ricas em fibras como: pêra, ameixa, laranja, mexerica, melancia, pêssego, figo, entre outras.

As verduras podem ser consumidas à vontade! Pois além das fibras, possuem vitaminas e minerais antioxidantes, que exercem um papel fundamental na alimentação saudável de todas as pessoas, e mais ainda dos diabéticos, que precisam ter uma dieta variada nesses alimentos.

É essencial o papel de um nutricionista e um médico no tratamento desta doença, além da elaboração do plano alimentar individualizado!

Compartilhe isso: