Soja
Pular para o conteúdo


É um alimento funcional, segundo a ANVISA é todo alimento ou ingrediente com alegação de propriedades funcionais que além de funções nutricionais básicas produz efeitos benéficos á saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

Soybeans and Pod

A soja pertence ao grupo das leguminosas rica em nutrientes como proteínas, fibras e minerais (ferro, potássio, selênio entre outros). Composta também por as isoflavonas (fitoestrógenos), estas estão amplamente distribuídas no reino vegetal.

Nas últimas décadas, tem havido um grande interesse em estudar os benefícios que a soja pode conferir, entre elas controle de muitas doenças crônicas tais como ajudar a diminuição do colesterol, também podem prevenir a perda óssea pós-menopausa e a osteoporose. Outros estudos apontam que além dos mencionados efeitos da soja, as isoflavonas (fitoestrógenos) presentes nas leguminosas e especialmente na soja funcionam como antioxidantes, que combatem os radicais livres, que são potencialmente prejudiciais à saúde por estarem relacionados a doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento.

Referência

ANVISA

Castro SJF. A soja e seus benefícios para a saúde humana. Santa Catarina.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Anais do I Simpósio Brasileiro sobre os benefícios da Soja para a Saúde Humana. 2001.

Receitasoja

Strogonoff nutritivo

Ingredientes

2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja

2 colheres (sopa) de margarina

1 cebola

2 dentes de alho

3 xícaras (chá) de tomate molho

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 xícaras (chá) de leite

Sal a gosto

Modo de preparo:

Deixe de molho a proteína de soja por 30 minutos em água morna. Escorra e refogue, em 1 colher de margarina, a cebola e o alho. Acrescente o tomate batido no liquidificador e peneirado, deixando cozinhar por 10 minutos. A parte derreta o restante da margarina, acrescente a farinha de trigo e deixe dourar. Aos poucos, acrescente o leite morno, mexendo bem para não empelotar. Caso empelote, bata no liquidificador, volte ao fogo e mexa. Acrescente esse molho ao refogado. Verifique o sal e salpique salsa. Sirva quente, acompanhado com arroz branco.

Receita do programa “Alimente-se bem†– SESI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *