O que fazemos – Prato Cheio
Pular para o conteúdo

NOSSOS PROJETOS

Os projetos desenvolvidos pela Prato Cheio estão interligados e podem ser
organizados em 3 eixos de ação:

Eixo 1 – Colheita Urbana

A Colheita Urbana, com o Projeto Rota Solidária, tem sido o grande eixo de trabalho da Prato Cheio, e foi o projeto que deu origem à organização há 22 anos. É o grande responsável pelo sucesso da organização em seu trabalho de combate ao desperdício de alimentos.

Eixo 2 – Educação e Sistematização do Conhecimento

Projetos de educação como o Projeto Oficinas Solidárias e o Projeto Prato Cheio para Todos compõem um segundo eixo de trabalho que busca sistematizar de forma permanente o conhecimento acumulado e gerar conteúdos para públicos diversos com o objetivo de educar para o combate ao desperdício e para as boas práticas no consumo de alimentos.

Eixo 3 – Desenvolvimento Sustentável.

Um terceiro eixo de desenvolvimento, com o Projeto Educação para a Redução do Desperdício de Alimentos (Perdas), contempla ações de apoio à implantação de cadeias de produção e comercialização de alimentos que se preocupam com a preservação do meio ambiente e que buscam uma forma de comércio justo em todos os pontos da cadeia.

PROJETO ROTA SOLIDÁRIA

Alimentos arrecadados e doados em 2022:

562.203,71 kg

BENEFICIÁRIOS

+28.900 pessoas por DIA

ORGANIZAÇÕES ATENDIDAS

52 Instituições

ROTAS SEMANAIS

58 Rotas

DOADORES

42 Empresas

ARREDACAÇÃO DESDE A FUNDAÇÃO

+4.400 Toneladas

O Projeto Rota Solidária consiste na realização da coleta e distribuição de alimentos na cidade de São Paulo e região por meio da Colheita Urbana (coleta de alimentos frescos que seriam descartados e seu posterior repasse a instituições de assistência social).

Doadores de alimentos e entidades beneficiárias


Esse tem sido o principal eixo de atuação da Associação e é o grande responsável pelo sucesso da Prato Cheio em seu trabalho de combate ao desperdício de alimentos e à fome, beneficiando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Tem como objetivo sensibilizar estabelecimentos do segmento alimentício (indústrias, varejistas, atacadistas e produtores) para reduzir o desperdício, coordenando um sistema de arrecadação e distribuição de alimentos.
É um trabalho contínuo de prospecção de novos doadores e novas instituições parceiras e de implementação do processo de logística de transporte de alimentos entre doadores e receptores. Durante 22 anos de atuação, a Prato Cheio já coletou e doou mais de 4,4 milhões de quilos de alimentos! Acompanhe nossos resultados pelos Relatórios Anuais de Atividades.

PROJETO OFICINAS SOLIDÁRIAS

AULAS VIRTUAIS

19 AULAS

ALCANCE

355 participantes

CHEFS CONVIDADOS

CHEF VALERIA RIBEIRO (DONA LÚ DOCES) E CHEF LEILA CASTRO

TEMAS DAS AULAS

Bolos caseiros, técnicas de cobertura com chocolate, receitas vegetarianas, técnicas de armazenamento, pães caseiros, aproveitamento integral de alimentação infantil, economia de GLP na cozinha, panetone e chocotone, regras para coleta e distribuição de alimentos

Desde 2016, já forma avaliadas:

6.180 pessoas

E OS RESULTADOS MÉDIOS APONTAM PARA UMA PREVALÊNCIA DE SOBREPESO, TODOS ESSES ANOS, CERCA DE:

33% ACIMA DO PESO
1% DESNUTRIDOS
66% EUTRÓFICOS

EM CASOS EXTREMOS, A PRATO CHEIO INDICOU À INSTITUIÇÃO O ACOMPANHAMENTO POR UMA CLÍNICA DE NUTRIÇÃO PARCEIRA. E REALIZOU, DURANTE TODOS ESSES ANOS, TANTO PARA EDUCADORES QUANTO PARA O PÚBLICO ATENDIDO:

OFICINAS E PALESTRAS SOBRE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Projeto Oficinas Solidárias é parte importante da ação da Prato Cheio, pois objetiva que o alimento doado às instituições seja bem aproveitado na “ponta”, ou seja, no momento da preparação das refeições.

O Projeto Oficinas Solidárias realiza oficinas culinárias mensais gratuitas para cozinheiras e cozinheiros das instituições parceiras. Antes da pandemia, as oficinas eram realizadas no laboratório de dietética da Faculdade de Saúde Pública-USP. Após a pandemia, iniciamos um ciclo de atividades online, com encontros virtuais e aulas gravadas de Chefs colaboradores. Atualmente, iinciamos um modelo de oficinas híbridas com o apoio das instituições parceiras.

Outras atividades desenvolvidas, como as avaliações antropométricas dos atendidos e a educação nutricional dos beneficiários das instituições parcerias fazem parte do Projeto, mas foram suspensas em decorrência da pandemia. Em 2022 voltamos a realizar as avaliações respeitando os protocolos sanitários.

PROJETO PRATO CHEIO PARA TODOS

A Associação Prato Cheio lançou campanhas, publicou conteúdo educativo e informativo, realizou encontros, deu cursos e palestras. Reestruturou o site institucional, publicou conteúdos diversos nas redes sociais e no YouTube. Sempre com o objetivo de sensibilizar e levar o conhecimento acumulado em mais de 20 anos de atuação para o maior número de pessoas.

+6.800 seguidores

  • Participação do “Diálogo Independente para Cúpulas das Nações Unidas para Sistemas Alimentares”, organizado pelo WWF e Comida do Amanhã.
  • Membro da Comissão Julgadora do “Prêmio Nestlé por Crianças Saudáveis” e palestra para as participantes das escolas públicas premiadas.
  • Palestra para alunos do curso de Empreendedorismo Social na LINK School Of Business (LSB).
  • Participação do programa Brasil ODS – Observatório do Terceiro Setor com o tema “Combate à fome e agricultura sustentável”.
  • Participação do WTC Comitê de CMOs sobre “Marketing Social como posicionamento estratégico”.

O Projeto Prato Cheio Para Todos tem como objetivo promover a sensibilização do público em geral sobre alimentação saudável, sobre redução do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos por meio de práticas educativas. Prevê a realização de palestras e oficinas culinárias em eventos, seminários, feiras e outros encontros.

Contribui com o engajamento de voluntários e sensibiliza organizações da iniciativa privada para o exercício da responsabilidade social.

PROJETO PERDAS

  • Identificação das ações realizadas por varejistas de alimentos para reduzir as Perdas e Desperdício de Alimentos (PDAs).
  • Apresentação dos resultados no Comitê Prevenção de Perdas da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) para representantes de diversas redes varejistas do Brasil.
  • Contato com representantes de empresas varejistas e associações para expansão do projeto e aplicação da metodologia em outras empresas.
  • Elaboração de material didático a ser disponibilizado ao público de forma gratuita no site da Associação Prato Cheio.

O Projeto de Educação da Redução do Desperdício de Alimentos, Projeto PERDAS, tem como objetivo a aplicação de instrumentos de medição de Perdas e Desperdícios de Alimentos (PDAs) para apoiar os varejistas no diagnóstico das perdas e assim estabelecer estratégias para a sua redução promovendo a construção de cadeias produtivas mais sustentáveis e justas. Projeto de longo prazo, a ser realizado em diferentes etapas e em parceria com o setor varejista de alimentos.

Acompanhe os resultados dos nossos Projetos, conheça os Relatórios Anuais de Atividades!