header image

Projetos

Próximo Evento

Os projetos da Associação Prato Cheio são alinhados aos Objetivos do Milênio. Contribuem diretamente com:

  • Combate a fome;
  • Valor nutricional agregado às refeições;
  • Redução de Desperdício de Alimentos;
  • Redução de resíduos orgânicos dispostos inadequadamente;
  • Desenvolvimento de parcerias para a sustentabilidade socioambiental.

milenio-objetivos

2 APC - O Que Fazemos 2

Rota Solidária

Coleta e Distribuição de alimentos nas macro regiões de São Paulo

Operação:

  • Identificar pontos de desperdício de alimentos, junto a parceiros em todo o ciclo dos alimentos (agricultores, indústrias, transportadoras, comerciantes);
  • Promover a sensibilização sobre o desperdício;
  • Coordenar o sistema de arrecadações e redistribuições de alimentos a entidades assistenciais cadastradas.

COLETA 2

Através do patrocínio de pessoas físicas e empresas, transportamos alimentos selecionados pelas equipes de motoristas e ajudantes treinados, para 52 instituições beneficentes de São Paulo, onde complementamos 3 refeições diárias de 8500 pessoas por semana.

prato_cheio_135

Rota 2014

Nutrindo com Saúde

Educação Nutricional, movido por três ações: Avaliação Nutricional, Oficinas Culinárias e Oficina da Casca ao Talo.

Avaliação Nutricional:

Definição do perfil nutricional e implementação de ferramentas para promover a melhora dos hábitos alimentares da população atendida pelas entidades beneficiadas pelo projeto Rota Solidária.

A avaliação é aplicada uma vez por ano em cada indivíduo, onde são coletadas informações sobre peso e altura. Após a avaliação, as nutricionistas ministram palestras educacionais para os atendidos e seus familiares, a fim de esclarecer a importância sobre uma alimentação saudável.

Oficinas Culinárias:

Mensalmente, a Associação Prato Cheio oferece Oficinas Culinárias para cozinheiras das entidades atendidas e terceiros interessados em aprender técnicas culinárias, a fim de promover práticas saudáveis e maior qualidade nutricional da população.

Intercalando as informações apresentadas, são oferecidas oficinas específicas, chamadas “da “Casca ao Talo”: atividade educativa com ênfase no aproveitamento das partes não convencionais dos alimentos (sementes, ramas, folhas, cascas) para garantir o combate ao desperdício e melhorar o aporte de vitaminas, minerais e fibras.

SAM_3879

As oficinas são ministradas nas cozinhas experimentais da Universidade São Camilo e da USP, por nutricionista da Associação Prato Cheio e, ocasionalmente por renomados convidados Chefs de Cozinha e Gastrônomos.

As turmas são compostas por 50 alunos (capacidade máxima do espaço utilizado atualmente) e tem duração de 2 horas.