Festa Junina
Pular para o conteúdo

Festa Junina

festa junina

Mês de junho é marcado por muito arraial, quermesse, brincadeiras, e claro, comidinhas típicas da festa junina. Você pode aproveitar a tradicional festa da cultura popular se divertindo de maneira saudável e sustentável. Que tal conhecer mais sobre alguns alimentos e preparações típicas?

Milho: sua colheita ocorre principalmente no mês de junho, muito versátil este cereal é ingrediente de preparações como o bolo de milho verde, canjica, suco de milho, pamonha. Muito saboroso, fique atento ao seu consumo e forma de preparação, pois este alimento é rico em carboidratos, fonte de energia e açúcares, que podem levar ao aumento de peso.

Quentão: a tradicional bebida servida nas festas juninas aguça o paladar e esquenta nas noites frias. Sua receita leva como ingredientes a cachaça, açúcar, água e especiarias. Pela presença do álcool e açúcar, esta bebida é de alto valor calórico e pode levar a rápida embriaguez. Uma alternativa é fazer a receita substituindo o álcool pelo suco natural, chás ou integralmente por água.

Amendoim: encontra-se principalmente nas paçocas, pé -de- moleque e bolos. Possui uma alta qualidade nutricional, sendo fonte de ácido fólico, selênio e gorduras monoinsaturadas, contribuindo positivamente em ações anti-inflamatórias e no sistema nervoso, porém deve ser consumido com moderação. Fique atento ao comprar o amendoim para que este tenha o Selo de Qualidade, que garante a procedência, qualidade e a segurança alimentar do produto.

Coco: presente em muitas preparações como a cocada, quindim, bolos, tapiocas, o fruto tropical versátil, possui destaque para as proteínas, carboidratos, vitaminas A e B, minerais como o potássio e magnésio. É utilizado desde a alimentação, seja através de sua água e polpa (nos quais se têm o coco ralado, farelo, óleo, leite), até pela indústria de cosméticos, produção de sabão e artesanato.

Pinhão: é servido cozido. Apesar de ser fonte de amido – que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B – cálcio, fósforo e proteínas. Além disso, é fonte de ômega 6 e 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo.

Gengibre: muito usado nas bebidas e preparações juninas, tem ação anti-inflamatória, antioxidante, além disso, auxilia no tratamento de doenças respiratórias e na prevenção de algumas doenças.

Aproveite os alimentos típicos das festas juninas, porém não esqueça de consumir com moderação.