O Chocolate e seus benefícios
Pular para o conteúdo

O Chocolate e seus benefícios

ChocolateEstamos chegando na páscoa e o consumo de chocolate aumenta nessa época. Os chocolates quando consumidos com moderação podem oferecer diversos benefícios para a nossa saúde. Mas quais são esses benefícios? E qual tipo de chocolate eu devo escolher?

 

  • O chocolate é um bom fornecedor de energia, pois possui altas concentrações de gordura e açúcares. Porém este consumo deve ser moderado, pois o alto consumo desses nutrientes está relacionado com problemas como aumento do colesterol, problemas cardiovasculares e o aumento de peso.
  • O chocolate possui efeito estimulante porque contém duas substâncias, a teobromina e a cafeína, que estimulam o sistema muscular/cardíaco e nervoso respectivamente. A teobromina também interfere nos níveis de serotonina do nosso organismo, dando a sensação de prazer e bem-estar.
  • O consumo de chocolate estimula a liberação de feniletilamina pelo nosso organismo. Esse hormônio, também conhecido como hormônio da paixão, confere o efeito afrodisíaco do chocolate. Ele também aumenta nossa sensação de prazer por ser um precursor da serotonina.
  • O chocolate, com exceção do chocolate branco, possui polifenóis que são substâncias com característica antioxidante, causando efeitos positivos no nosso corpo como auxiliar na redução da pressão arterial e diminuir os riscos de infarto e derrame.

 

Hoje podemos encontrar diversos tipos de chocolate para o consumo:

 

  • Chocolate amargo/meio amargo: Para ser considerado amargo, um chocolate tem que possuir pelo menos 70% de cacau em sua composição. É composto por sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite. O chocolate meio amargo contém mais açúcar que o amargo, suavizando um pouco o sabor. São os tipos de chocolate de menor valor calórico e com maior quantidade e qualidade de polifenóis.
  • Chocolate ao leite: possui um sabor mais adocicado devido à sua composição a base de licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. É mais calórico que os chocolates amargos e possui menor quantidade de polifenóis.
  • Chocolate branco: este chocolate é composto por leite, açúcar, lectina e manteiga de cacau em substituição à massa do cacau. É o tipo de chocolate mais calórico e não possui polifenóis.
  • Há diversas combinações de outros ingredientes com esses tipos de chocolate no mercado, que criam essa enorme variedade de sabores.

 

Na hora de fazer as compras dos ovos de páscoa, é preciso estar atento à quantidade de gordura e valor calórico desses produtos e consumi-los sempre com moderação para que o chocolate traga benefícios à sua saúde e não efeitos indesejados.