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12 Dicas Para Uma Alimentação Saudável

1. A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três lanches leves intermediários. Isso aumenta o trabalho intestinal e o gasto de energia para a digestão dos alimentos.

Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte novamente ao normal.

2. Comece sua refeição pela salada crua, que contém fibras e tira a sensação de fome, mas cuidado com os molhos, muitos são a base de maionese (rico em gordura e calórias). Se depois da refeição ainda sentir fome, coma mais salada e não repita o prato quente.

3. As refeições devem ser feitas em lugares tranqüilos e sem pressa. Mastigue pelo menos vinte vezes cada garfada, isso fará com que você se sinta saciado ingerindo menos alimentos.

4. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções normais.

5. Evite beber durante as refeições. As bebidas, principalmente gasosas, dilatam o estômago.

6. Diminua o consumo do açúcar e aumente o consumo de fibras. O açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à saúde, enquanto que as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome, por exemplo, troque a bolacha recheada por uma barrinha de cereal ou uma maçã.

7. Substitua produtos comuns por lights ou desnatados, pois estes contêm menos calorias. Substitua queijos amarelos (prato, muzzarela, provolone, requeijão) por queijos magros (ricota, cottage, queijo branco).

8. Diminua o consumo de massas, cereais, pães e doces.

9. Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados, com pouco óleo.

10. O exercício físico, orientado por um profissional, acelera a queima de gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.

11. Não faça exercícios com o estômago cheio, pois a energia necessária para fazer a digestão será desviada para a atividade física. Mas também NUNCA faça atividade física em jejum, isso NÂO emagrece e causa graves problemas a sua saúde. Antes de começar o exercício sempre coma algo leve, uma fruta, um biscoito sem recheio, etc.

Não durma logo após as refeições, nem ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

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