Como se alimentar durante o tratamento do câncer
Pular para o conteúdo

Como se alimentar durante o tratamento do câncer

Os tratamentos contra o câncer acarretam inúmeras mudanças físicas e psicológicas, alterando, na maioria das vezes, a aceitação alimentar dos pacientes. Os efeitos colaterais das terapias vêm acompanhados de problemas como anorexia, náuseas, danos intestinais, edema, hemorragia, diarreia, anemia, alterações no paladar, entre outros.

Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem como de fonte de energia. Esse balanço negativo resulta em enfraquecimento do corpo e debilitação do estado geral do paciente.

Esses possíveis efeitos colaterais podem ser amenizados com a aplicação de terapia nutricional adequada.  Alimentando-se corretamente o paciente irá se sentir melhor e mais forte, além de manter ou recuperar o peso, tolerar melhor os tratamentos e auxiliar nos processos de cicatrização.
A terapia nutricional para pacientes com câncer deve ser realizada de forma individualizada, levando-se em consideração, as necessidades nutricionais, restrições dietéticas, tolerâncias e estado clínico do paciente.
Fonte: Fernanda Alves, nutricionista clínica da Unidade de Onco Hematologia. Newsletter Hospital Samaritano
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *