Pular para o conteúdo

Dia Mundial Da Alimentação

large_1_24768_1146 (1)

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO!

A Associação Prato Cheio destaca o texto publicado pela FAO sobre este dia tão importante.

Agricultura familiar em destaque no Dia Mundial da Alimentação

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura celebra anualmente o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro, data na qual a Organização foi fundada.

O Dia Mundial da Alimentação visa promover a conscientização sobre o problema da fome no mundo, bem como estimular a cooperação entre os países e a participação da população rural na tomada de decisões. No contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, o tema do Dia Mundial da Alimentação este ano é Agricultura Familiar: “Alimentar o mundo, cuidar da terra”. O objetivo é pôr em evidência a agricultura familiar e os pequenos agricultores e sua significativa contribuição para erradicar a fome, garantir a segurança alimentar e proteger o meio ambiente.

Então, por que a agricultura familiar é importante?

-A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial.
-A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
-A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

Vários eventos e iniciativas acontecerão na sede da FAO e no mundo todo durante a Semana Mundial da Alimentação, para ressaltar a contribuição da agricultura familiar para garantir a segurança alimentar e nutricional global.

Este ano, a Semana Mundial da Alimentação coincide com o Comitê sobre Segurança Alimentar (CSA 41), que acontece na sede da FAO, de 13 a 18 de outubro. Alguns dos eventos programados para esta semana movimentada são o anúncio do vencedor do concurso de pôsteres do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro; a abertura da exposição da National Geographic “O Futuro da Alimentação”, no pátio interno da FAO, no dia 13 de outubro; e a Corrida contra a Fome, no dia 19 de outubro.

Também haverá várias reuniões e seminários em todo o mundo, incluindo o evento conjunto do Dia Mundial da Alimentação e do Comitê sobre Segurança Alimentar “Inovação na agricultura familiar: para garantir a segurança alimentar e nutricional”, que será realizado em Roma, no dia 16 de outubro, além de vários eventos paralelos do CSA ligados à agricultura familiar, que também acontecerão em Roma.

Para obter mais informações sobre alguns dos eventos e iniciativas programados em todo o mundo, consulte o Calendário de eventos do AIAF.

Para obter mais informações sobre recursos, histórico e links úteis do Dia Mundial da Alimentação, visite o Website do Dia Mundial da Alimentação.

Feliz Dia Mundial da Alimentação! (fonte: http://www.fao.org/family-farming-2014/news/news/details-press-room/pt/c/254637/ )