Dia 31/05 – Dia Mundial Sem Tabaco
Pular para o conteúdo

Dia 31/05 – Dia Mundial Sem Tabaco

Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco.   Esta data foi criada para a conscientização da população sobre os malefícios do tabagismo.

No Brasil existem 32 milhões de fumantes, o que corresponde a 16% da população. E há estimativas que 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido ao cigarro.

 

Pesquisadores apontam que o gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares causados pelo tabagismo corresponde a 27,6% de todos os custos do SUS relacionados a esses procedimentos, o que significa mais de 330 milhões de reais gastos em um ano devido ao hábito de fumar.

 

O fumo causa alterações na boca e no nariz, que mascaram o real sabor e odor dos alimentos. Devido a essas alterações, a digestão fica prejudicada, diminuindo a contração e irritando o estômago, o que pode prejudicar a absorção de nutrientes.

 

Um dos grandes medos do fumante é que ao deixar o vício ele irá engordar. As principais razões para esse ganho de peso são:

  • Há uma melhora do paladar e do olfato;
  • Gratificação oral – ex-fumantes sentem falta da sensação de ter algo para fazer com a boca e com as mãos. Comer ou beliscar é semelhante a ação repetitiva de fumar;
  • Utilizar o alimento do mesmo modo que se utilizava o cigarro ao lidar com o estresse, escapar do tédio, da tensão, passar o tempo ou como ajuda na integração social.

 

Para evitar o ganho de peso é importante manter uma alimentação saudável, não beliscar a toda hora, beber bastante água e praticar atividade física.

 

FONTE:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1105_semtabaco_album.jhtm?abrefoto=1

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/13307-Dia-Mundial-Sem-Tabaco-12-motivos-para-parar-de-fumar-ja.htm?ordem=1

http://www.tabagismo.hu.usp.br/nutricao.htm

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *