SORVETE DE ABÓBORA COM SUA CASCA E PRALINE COM SEMENTE
Pular para o conteúdo

SORVETE DE ABÓBORA COM SUA CASCA E PRALINE COM SEMENTE

    Ingredientes

    1 xícara de purê de abóbora
    500ml de creme de leite fresco
    5 gemas
    ¾ de xícara de açúcar
    1 colher de chá de canela
    ½ colher de café de noz moscada

    Modo de fazer

    Purê de abóbora
    Lave a abóbora com água e esfregue a casca com uma escovinha. Parta a abóbora na metade e, com uma colher, raspe as sementes da abóbora. Reserve.
    Pique a abóbora em meia lua, ponha em um refratário de vidro e cubra com plástico filme. Coloque no micro-ondas por 5 minutos ou até a abóbora ficar macia. Se necessário deixe mais tempo no micro-ondas.
    Separe a polpa da casa da abóbora. Bata a polpa no processador de alimentos até obter um purê liso. Reserve.
    Pique a casca em cubos pequenos. Reserve.
    Em uma panela coloque o creme de leite, o açúcar e as gemas e leve ao fogo baixo mexendo, para o ovo não talhar. A mistura está pronta quando o creme cobrir as costas da colher (ponto napê) – por volta de 6 minutos após a fervura.
    No liquidificador, bata o purê de abóbora com o creme de ovos e as especiarias. Leve à geladeira e deixe esfriar antes de usar a máquina de sorvete.
    Coloque na máquina de sorvete e bata até atingir a consistência desejada. Por último adicione os cubinhos de casca de abóbora e bata apenas para incorporá-los à massa. Leve ao freezer.
    ***Obs: Se não tiver uma máquina de sorvete, após bater o creme no liquidificador, adicione os cubinhos da casca. Despeje a massa em uma forma com furo no meio e leve ao congelador por volta de 4 horas ou até congelar.

    PRALINE

    Ingredientes

    1 xícara de semente de abóbora já assada e torrada
    1/4 de xicara de açúcar
    1 colher de sopa de manteiga

    Modo de fazer
    Coloque todos os ingredientes em uma frigideira em fogo médio. Mexa até o açúcar caramelizar. Despeje o caramelo com as sementes em uma superfície antiaderente. Deixe esfriar. Você pode picar em pedaços menores ou usar como decoração em pedaços maiores.