Como congelar os alimentos corretamente?
Pular para o conteúdo

Como congelar os alimentos corretamente?

Atualmente a correria do dia-a-dia faz com que usemos cada vez mais alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos e in natura.

Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos. A vantagem do congelamento é que melhora a preservação dos alimentos e preparações (que duram um tempo maior quando comparados aos alimentos preservados em refrigeração). Além disso, é possível programar as refeições da semana, tendo sempre à mão uma comida feita em casa e bem mais saudável, com economia de tempo e dinheiro.

Etapas do congelamento

  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos;
  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento(veja Tabela 1);
  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar, se possível com uma bombinha específica;
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade;
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C;
  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até 3 meses;
    Nunca recongele os alimentos.

 Tabela 1. Procedimentos necessários para o congelamento de alimentos.

Alimentos Procedimentos necessários para o congelamento
Frutas Devem ser limpas e os caroços devem ser retirados.
Hortaliças *Branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de provocar também uma diminuição na proliferação de bactérias.
Carnes As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas.
Alimentos pré-preparados Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.

*O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir os vegetais em 2,5 litros de água fervente pelo tempo indicado na Tabela 2.

Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, Passar primeiramente os vegetais em água fria corrente e em seguida mergulhá-los em água com gelo. Secar bem, embalar e etiquetar.

Tabela 2. Tempo necessário para o branqueamento de vegetais

Vegetais Tempo
Abóbora cortada em pedaços, acelga em folhas e talos, almeirão, cenoura em rodelas, chuchu , couve-flor (somente os buquês) ,ervilha fresca em grãos,milho em grãos, pimentão,quiabo inteiro,repolho 2 a 3 min
Berinjela e brócolis (deixar de molho 30min,escaldar em água e sal) 3 a 4 min
Cenoura inteira,mandioquinha 5 min
Beterraba,mandioca, milho em espiga 8 min

Alimentos que não devem ser congelados

Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, verdura de folha, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados.

Descongelamento
Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador ou em forno de microondas sob embalagem adequada.

Fonte:- CyberDiet – http://cyberdiet.terra.com.br/como-congelar-os-alimentos-corretamente-2-1-1-60.html

 Site Livro de Receitashttp://www.livrodereceitas.com/diversos/congelamento/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *