29 de Agosto – Dia nacional de combate ao fumo!
Pular para o conteúdo

29 de Agosto – Dia nacional de combate ao fumo!

 

Hoje é dia nacional de combate ao fumo! Então, para ajudar àqueles que querem largar este vício, publicaremos algumas dicas sobre alimentos que podem ou não ajudá-los neste momento tão decisivo de suas vidas. 

Segundo uma pesquisa realizada por norte americanos, há certos alimentos que aumentam a vontade de fumar, enquanto há outros que diminuem essa vontade.

Café, bebidas alcoólicas, doces, carnes e refrigerantes à base de cola são alimentos que geralmente aumentam a vontade de fumar, isto porque alguns destes levam à uma redução do Ph (quantidade de íons hidrogênio numa solução) sanguíneo, que diminui a concentração de nicotina no sangue, aumentando consequentemente a vontade de fumar. Em contrapartida, alimentos como leite, iogurte, frutas, legumes e sucos naturais tendem a tornar desagradável o sabor do fumo.

É claro que cada pessoa é um ser único e especial, então o que para uns pode diminuir a vontade de fumar, para outros pode aumentar. Deste modo, o importante é se auto avaliar para descobrir quais são os alimentos que te influenciam positiva e negativamente, a fim de  traçar um plano melhor para parar de fumar, afinal o cigarro traz dependência não só química, mas também física e psicológica. Portanto, uma boa dica é listar não só os alimentos, mas também as situações e lugares que o levam a fumar mais.

Independente disto, ressaltamos que uma alimentação rica e balanceada, com leite e seus derivados, frutas e verduras, dentre outros, diariamente, é de suma importância para uma boa saúde  não só de fumantes, quanto de não fumantes.

 

Fontes:

http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/dianacionaldecombateaofumo.html

http://www.cfn.org.br/novosite/conteudo.aspx?IdMenu=215&idconteudo=675

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *