Pular para o conteúdo

ALIMENTOS CONTRA A ANSIEDADE !

 Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a impossibilidade de esse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. A ansiedade nas alturas contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen. Mas não é a única.

Há estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com a diminuição da ansiedade. Um desses trabalhos foi publicado pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inócuas.

Isso prova que a alimentação exerce um papel importante no controle dos nossos sentimentos, porém, nenhum alimento, isoladamente, faz milagres. O ideal é sempre ter uma alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos e controle emocional.

Veja alguns nutrientes importantes para controlar a ansiedade:

Ômega-3

Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecaria a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar”.
Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão

Triptofano

Esse aminoácido essencial é precursor da tal serotonina. Pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.
Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora

Magnésio

A enzima que converte o triptofano em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acalmar os nervos. Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse.

Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos

Vitamina C

Alguns estudos mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse. E, ainda, a vitamina C combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.
Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula

Arginina e lisina

Pesquisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo mais tranquilidade. Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol

Cálcio

Entre suas tarefas estão administrar a transmissão de impulsos nervosos e, junto com o magnésio, gerenciar a contração muscular. A ausência do mineral pode gerar uma senhora agitação. Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim
Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim

Complexo B

Todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. A vitamina B6 e o ácido fólico merecem destaque porque são essenciais para a formação do neurotransmissor serotonina. Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve

Malhação

Os exercícios acalmam os nervos porque estimulam a liberação de uma substancia chamada endorfina. Atualmente as atividades aeróbicas, como corrida, pedalada e natação, mostraram.se mais eficientes nesse sentido. Mas cuidados, sempre procure a orinetção de um profisiional e ainda, malhar a noite pode atrapalhar o sono e causar mais agitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *