Pular para o conteúdo

Cascas e talos rendem receitas nutritivas e deliciosas

Que tal uma deliciosa sobremesa à base de casca de abacaxi? Colocar a criatividade para funcionar, criando pratos a partir de partes pouco convencionais dos alimentos é uma idéia duplamente esperta. Talos, cascas, folhas e sementes apresentam valor nutricional elevado, muitas vezes superando os valores das partes freqüentemente ingeridas, afirma a nutricionista do site Minha Vida, Roberta Stella. Além disso, diminuir o desperdício é um atalho rumo à economia e um ato sustentável.

As cascas das frutas possuem maiores quantidades de micronutrientes do que as polpas. Encontramos por exemplo, o ferro (importante para a imunidade e prevenção da anemia), o cálcio (fundamental na formação e saúde dos ossos e para várias atividades metabólicas que ocorre em nosso corpo) e o potássio (útil para manter as batidas do coração e os movimentos musculares, além de manter o nível de sódio adequado).

O sódio, por sua vez, é um nutriente que deve ser consumido com moderação, principalmente, por quem tem tendência à hipertensão. Ele está em menor quantidade nas cascas.

Para ajudar você na hora de escolher o que vai à mesa e o que segue para a lixeira, preparamos uma pequena tabela comparando as propriedades nutricionais da casca e da polpa do abacaxi. E não se assuste, pois essa gordura que mencionaremos na tabela é de origem vegetal, ou seja, não é saturada e, por isso, não fará mal ao seu coração.

Valor Nutricional por 100g do alimento.

Buscando sempre usar o máximo dos alimentos e propagar esse conceito, selecionamos essa receita para você. Depois de usar a polpa do abacaxi para fazer um suco, um doce ou compor uma salada de frutas, use também a casca! Sem esquecer de higienizá-la muito bem antes do consumo.

 

Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 litro de suco de casca de abacaxi
  • 1 unidade de gelatina de abacaxi

Modo de Preparo:

Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em taças e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte.

Rendimento: 5 porções

Valor calórico (por porção): 55 calorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *