Cuidado com a comida congelada
Pular para o conteúdo

Cuidado com a comida congelada

1Atualmente, o congelamento tornou-se um dos métodos mais utilizados para conservação de alimentos. Assim, as indústrias alimentícias estão sempre incorporando novidades, dispondo ao consumidor diferentes opções de alimentos congelados.

Os maiores grupos de alimentos congelados comercialmente são: Frutas (inteiras, purês, sucos concentrados ou polpas de frutas), vegetais, filés de peixe e frutos do mar, carnes (in natura ou processadas), produtos cárneos (lingüiça, hambúrguer, bifes), produtos assados (pão, bolo e tortas) e alimentos preparados (pizzas, sobremesas, sorvetes, refeições completas e pratos prontos congelados).1

As desvantagens estão em muitos alimentos processados congelados que possuem altos níveis de sódio, conservantes, corantes, lipídios saturados e de carboidratos simples em sua composição, o que é altamente prejudicial à saúde, pois o excesso dos mesmos pode acarretar doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade, entre outras doenças.

Fique atento aos rótulos, lá você vai encontrar informações preciosas sobre o produto que farão grande diferença para a sua saúde.

Dê preferência aos alimentos in natura.

Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
FELLOWS, P. Tecnologia do processamento de alimentos: princípios e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 602 p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *