Dia Mundial de Lavar as mãos
Pular para o conteúdo

Dia Mundial de Lavar as mãos

Dia 14 de outubro foi comemorado o dia mundial de lavar as mãos. O Ministério da Saúde lançou a campanha: “Saúde a gente também aprende na escola. Lave as mãos com água e sabão” em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Esse dia teve como desafio mobilizar e conscientizar pais e filhos da importância de lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro.

Manter as mãos sempre limpas é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar doenças infecciosas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos.   Duas pesquisas realizadas por uma marca de sabonete antibacteriano mostraram que apesar da maioria das mães (84%) dizerem lavar as mãos com sabonete após ir ao banheiro, 69% das crianças apresentaram coliformes fecais em suas mãos. Entre as bactérias encontradas estão Enterococcus e Escherichia Coli. A Enterococcus, bactéria transmitida por meio de alimentos ou da água e que podem causar infecções urinárias e até meningite, foi detectada em 59% dos casos. E a Escherichia Coli, que tem como habitat natural o intestino humano e é causador de toxicação alimentar e gastrenterites (cujos sintomas são diarréias, vômitos e cólicas), estava presente em 13% das amostras.

 

De acordo com dados de 2009 do Unicef, 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente por causa de doenças relacionadas à diarréia e infecções respiratórias agudas, que podem ser prevenidas pela higienização das mãos.

O Ministério da Saúde disponibilizou um site sobre como lavar as mãos, e também produziu cartazes educativos ensinando os passos básicos para lavar as mãos corretamente:


Segundo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a lavagem das mãos deve durar de40 a60 segundos.

 

Fonte:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/lavarasmaos.html

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/dia-mundial-de-lavar-as-maos-tem-campanha-do-ministerio-da-s_128424/

 

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/10/15/lavar-as-maos-reduz-em-42-casos-de-doencas-diarreicas.jhtm

 

http://noticias.r7.com/saude/noticias/habito-de-lavar-as-maos-deve-ser-estimulado-desde-a-infancia-20101015.html

http://www.unilever.com.br/aboutus/imprensa/2011/pesquisa_revela_69_das_criancas_carregam_coliformes_fecais_nas_maos.aspx

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *