O Poder da Castanha do Brasil
Pular para o conteúdo

O Poder da Castanha do Brasil

A semente da frondosa castanheira amazônica, de nome científico Bertholletia excelsa, é mundialmente apreciada por suas propriedades gastronômicas e nutricionais. A castanha-do-Brasil, também conhecida como castanha-do-Pará, é a maior fonte alimentar conhecida do mineral selênio, o que torna esta oleaginosa.

Há um grande número de pesquisas científicas que demonstram associação positiva entre o consumo adequado de selênio e a prevenção de doenças, como diversos tipos de câncer, aterosclerose, doença de Alzheimer e infertilidade masculina. Este mineral também é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, aumentando a resistência do indivíduo a infecções.

Um grama de castanha-do-Brasil pode conter entre 8 e 126mcg de selênio. Sendo assim, uma castanha de tamanho médio, pesando 4g, pode conter entre 32 e 504mcg deste nutriente, o que normalmente é suficiente para obtenção dos benefícios do consumo deste alimento sem risco de intoxicação.

A alta ingestão de castanhas-do Brasil é que estas são consideradas alimentos de alto risco para peroxidação lipídica e consequente produção de substâncias tóxicas e contaminação por fungos produtores de micotoxinas altamente cancerígenas, o que reforça a idéia de que consumir apenas uma castanha por dia é suficiente. Para reduzir o risco de intoxicação por estas substâncias, devem-se selecionar, no momento da compra, produtos inteiros, com boa aparência, sem fungos visíveis e sem manchas. 

 

Imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *