Pular para o conteúdo

Ração Humana

No último mês, houve grande discussão sobre a ração humana e o que ela é. Isso porque a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de produtos sob o nome de ração humana no rótulo. Para isso alegou que o nome ração humana pode induzir o consumidor ao engano, por não dizer claramente o que é aquele alimento, e a substituição de refeições por esse produto traz riscos à saúde, já que ele não tem todos os nutrientes necessários para a alimentação saudável. Estes produtos devem passar a serem vendidos sob o nome de “Mistura à base de farelos”

Mas afinal, o que é a ração humana? A composição pode variar de acordo com a receita ou com o fabricante, mas uma das composições mais conhecidas conta com: fibra de trigo, leite de soja em pó (extrato de soja), linhaça marrom, açúcar mascavo, aveia em flocos, gergelim com casca, gérmen de trigo, gelatina sem sabor, guaraná em pó, levedo de cerveja e cacau em pó. Essa fórmula tem feito sucesso a pouco mais de um ano prometendo perda de peso, redução de colesterol e de absorção de gorduras e melhora da função intestinal, entre outros benefícios.

O principal benefício da ração humana é o fato de ser um alimento muito rico em fibras, que aumenta a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e diminui a absorção de colesterol. Por isso, o ideal é que seja usado para enriquecer algumas preparações e não para substituição de refeições. Se isso for feito faltarão nutrientes, principalmente proteínas, que não estão em grande quantidade nos ingredientes. É importante lembrar que por ser um alimento rico em fibras, o consumo de água é muito importante para que haja melhora no funcionamento do intestino.

A ração humana pode ser adicionada a receitas de bolos, pães, sopas, vitaminas, saladas, etc. Apenas lembre-se de olhar na embalagem, pois existe ração humana doce e salgada. E se você é diabético, fique atento a quantidade de açúcar presente na ração humana doce, preferindo aquelas que são enriquecidas com castanhas, o que dá um sabor agradável sem a necessidade de açúcar. Um exemplo do uso da ração humana em uma preparação é:

 

Bolo de ração humana:

Tempo de preparo: 50 minutos a 1 hora

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
  • 2 ovos
  • 1 xícara chá de leite
  • 2 maçãs médias picadas em cubos
  • 1 banana nanica bem madura picada em cubos
  • 1 xícara de chá de ração humana
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Canela em pó e açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes à mão em uma tigela. Coloque em uma assadeira untada, com a massa ainda crua, polvilhe com o açúcar demerara e a canela em pó. Leve para assar em média por 30 a 40 minutos.

 

Fontes:

http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1497429-16619,00-RACAO+HUMANA+ATRAI+ADEPTOS+PELA+PRATICIDADE.html

http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/mvh.php

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/926258-anvisa-veta-uso-do-nome-racao-humana-em-rotulo.shtml

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/74a406004724380f9b5cdb1defe73036/Informe_Tecnico_n_46_de_20_de_maio_de_2011.pdf?MOD=AJPERES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *