header image

Nosso Blog

Próximo Evento

Farinha de Feijão Branco Sacia, mas com Moderação

Você sabia que o feijão-branco ajuda a emagrecer? A versão de um dos alimentos mais consumidos no Brasil contém uma proteína chamada faseolamina que reduz a absorção de glicose (amido) pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes.

Entretanto, por ser uma proteína, a faseolamina tem perdas de propriedades significativas quando cozida. Sendo assim, para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, a melhor maneira de consumi-lo é na forma de farinha. Para obter essa consistência, após lavar e secar o feijão bata-o no liquidificador, peneire e conserve em geladeira. A recomendação é secar os grãos cruz apenas com a ajuda de um papel toalha ou colocá-los ao sol. “Nunca seque o feijão no forno ou aquecendo de qualquer outra maneira, pois ele perde o seu efeito emagrecedor”. Depois de lavado, coloque até 250 g por vez no liquidificador e peneire. Não é recomendado guardar a farinha por mais de 30 dias. A dose de 1 colher rasa (café) tem cerca de 4 calorias.

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos EUA, publicou os resultados de um estudo feito com 50 pessoas obesas. Todas foram acompanhadas por oito semanas, mas apenas a metade delas incluiu a dose diária da farinha na alimentação. Aqueles que tomaram o produto emagreceram quase 2 kg a mais que o restante.

Quais os Benefícios?

Os benefícios da farinha de feijão branco para a dieta estão relacionados, principalmente a quantidade de fibras que carrega. As fibras são parte essencial do bom funcionamento do intestino e ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, importante para o emagrecimento.

Sem exagero

Mas até com esse alimento nutritivo é importante ter moderação. O ideal é que seja preparado em forma de farinha de feijão branco e que não seja consumido durante tempo indeterminado. Quando ingerida 30 minutos antes das refeições principais, ela diminui a absorção de açúcar em até 20%. O indicado é colocar uma colher (café) do pó em um copo d’água e tomar antes do almoço e do jantar. Isso porque o feijão cru tem toxinas, que em grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde, causando diarreias  “Há pessoas que relatam ter tido um aumento das flatulências depois que começaram a ingerir a farinha”. Outro ponto a ser observado por quem tem tendência a gases. O produto pode ser encontrado também em extrato, nas farmácias de manipulação, e em cápsulas, em lojas de produtos naturais.

Receitas:

Pão com farinha de feijão branco   

Ingredientes 

10 colheres de farinha de trigo

3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco

6 colheres de água

1 colher de cafezinho de fermento

Uma pitada de sal e uma de açúcar

Modo de preparo 

Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima. Por último, faça um corte em forma de “x” no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.

Arroz Doce com Farinha de Feijão Branco   

Ingredientes
2 xíc. (chá) de arroz integral
1 litro de leite desnatado
2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
20 col. (café) de feijão-branco

 Modo de preparo

1. Lave bem o arroz. Coloque-o em uma panela de pressão com três dedos de água acima do volume.
2. Cozinhe em fogo brando até secar a água.
3. Acrescente o leite e o açúcar mascavo, mexendo bem. Reserve.
4. Quando o doce estiver frio, acrescente 20 colheres (café) de farinha de feijão-branco.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *