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Muita fibra contra o câncer !

À primeira vista, a goiaba, cebolinha, cenoura, arroz integral, tangerina e aveia não parecem ter nada em comum. Não se engane. Todos eles são lotados de fibras! Assim, estimulam a saciedade. Regulam o trânsito intestinal e ainda protegem nosso organismo contra o câncer.

Um recente estudo de Londres associou o consumo de 10 gramas ao dia de fibras solúveis e uma menor incidência de tumores mamários. Trata-se das fibras solúveis e não insolúveis. A diferença é que as solúveis em contato com o alimento formam uma espécie de gel que promove saciedade, controla a glicemia, regula o colesterol (grãos, frutas, farelo de aveia). As fibras insolúveis aumentam o bolo fecal regulando o funcionamento intestinal (grãos, cereais, soja, casca de frutas).

Uma explicação para esta redução do câncer de mama se deve ao fato de que as fibras reduziriam o estrogênio que circula no sangue. Aí, as fibras conseguem “agarrá-lo” e fazê-los sair junto comas fezes. São os picos de estrogênio que podem causar o câncer de mama. Outro hormônio responsável por causar o câncer de mama é a insulina. E, as fibras mais uma vez, são responsáveis por melhorar sua ação com a glicose. Em outras palavras, as fibras tornam o esvaziamento gástrico mais lento, deixando o alimento por mais tempo no estômago, tornando a absorção do açúcar mais lenta e, assim, menos insulina circulante no sangue.

As fibras em geral também ajudam a reduzir o risco de câncer no pâncreas. Esta conclusão é de um centro oncológico na Itália. Isto se explica porque a partir do momento que as fibras conseguem controlar a ação desenfreada da insulina, evitam o aparecimento de células tumorais no pâncreas, órgão este que a produz.

Os alimentos mais ricos em fibras são:

Em 1 concha média                                                         

Soja                                       23,9 g                       Linhaça (1 c. de sopa)             3,3g

Grão de bico                       17,3 g                        1 maçã                                          2,6g Ervilha                                  13,5 g                        1 c. de sopa de abacate         2,83g Feijão carioca                      11,9 g                       1 c. de sopa de aveia               1,37g Lentilha                                11,1 g                          3 c. de sopa de cenoura          1,14 g

Fonte: Revista Saúde, março 2012, São Paulo.

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