header image

Nosso Blog

Próximo Evento

Semana do Peixe

O Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério da Saúde realizou entre os dias 11 e 24 de setembro a Semana do Peixe. A 8ª edição da campanha teve como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável.

Foram distribuídas cartilhas aos consumidores em todo o país contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras. Foram distribuídos ainda cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.

A campanha também teve como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. A conservação dos peixes também teve destaque.

 

Os benefícios do consumo de peixes

O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. Eles são fontes de vitaminas (A, E, D e niacina); micronutrientes (ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio,  fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto); são ricos em ômega 3 que diminui os riscos de doenças cardiovasculares e derrame, reduz a pressão arterial, possui ação antiinflamatória, diminui as taxas de triglicérides e colesterol no sangue.

O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana.

O consumo per capita de pescado no Brasil aumentou, de 6,46 quilos em 2003 para 9,03 quilos por habitante em 2009, mas segue muito abaixo da média mundial e do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 12 quilos.

Abaixo, 2 cartilhas com dicas de compra de peixes e receitas:

Cartilha 1

Cartilha 2

 

Fonte:

 

http://www.mpa.gov.br/mpa/semana_peixe_2011.html

 

http://www.mpa.gov.br/#imprensa/2011/SETEMBRO/nt_SET_06-09-Ministerio-da-Pesca-e-Aquicultura-e-da-Saude-incentivam

 

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,consumo-de-pescado-no-pais-cresceu-397-em-7-anos,34503,0.htm

 

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/09/08/consumo-de-pescado-no-brasil-aumentou-40-em-seis-anos.jhtm

 

http://www.nutricaoemfoco.com/2009/01/30/o-peixe-na-alimentacao/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *