Pular para o conteúdo

Prato Cheio para Todos

     

    Manual para elaboração de cardápios

    O foco desse curso é instruir gestores e responsáveis de instituições sociais na construção de cardápios, de uma forma clara, simples e objetiva. Esses cursos são oferecidos gratuitamente a todas as instituições parceiras da Prato Cheio. E agora estão disponíveis a todos, para que possam oferecer uma alimentação variada, saudável, segura, equilibrada e sustentável.

     

     

    Parte 1 – O que é um cardápio?

    https://youtu.be/b9yY2l8wiT0

    Parte 2 – A função dos Alimentos

    Neste vídeo, discutiremos a função dos alimentos. Para a elaboração de um cardápio é fundamental conhecer os alimentos e quais são suas funções em nosso organismo, para assim compreender a imensidão de sua importância na composição de uma refeição.

    https://youtu.be/QSU-gT3rEOc

    Parte 3 – Interações entre os nutrientes

    Neste vídeo, abordaremos as interações que existem entres os nutrientes. Você sabia que alguns nutrientes podem competir entre si para serem absorvidos no organismo? Em contrapartida, existem nutrientes que potencializam a absorção de outro!

    https://youtu.be/UsbvZ8jOLTY

    Parte 4 – Composição do cardápio

    Nesse vídeo, vamos aprender sobre a composição de um cardápio e as análises iniciais para sua elaboração.

    https://youtu.be/XzIThZqDfws

    Parte 5 – Guia Alimentar para a População Brasileira

    Neste vídeo, falaremos sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira O Guia Alimentar para a população brasileira é um documento desenvolvido para acesso de toda população, com objetivo de implementar práticas adequadas e saudáveis de alimentação. Nesse documento, os alimentos são classificados em in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.

    https://youtu.be/ojdkTgMZnLU

    Parte 6 – Recomendações do Guia Alimentar

    Nesse vídeo, falaremos sobre Recomendações do guia para refeições saudáveis. O Guia alimentar traz em seu conteúdo alguns exemplos de refeições saudáveis, contendo preparações culinárias regionais de forma a atender a cultura, combinação de sabores e textura, além de oferecer alimentos que tragam variedade de nutrientes.

    https://youtu.be/DnCA97AX-Sk