Manual para elaboração de cardápios

O foco desse manual é instruir gestores e responsáveis pelas instituições atendidas pela Associação Prato Cheio, ensinando a construção de seu cardápio de forma simples e objetiva, variada, saudável, segura, equilibrada e sustentável.

Parte 1 – O que é um cardápio?

Parte 2 – A função dos Alimentos

Neste vídeo, discutiremos a função dos alimentos. Para a elaboração de um cardápio é fundamental conhecer os alimentos e quais são suas funções em nosso organismo, para assim compreender a imensidão de sua importância na composição de uma refeição.

Parte 3 – Interações entre os nutrientes

Neste vídeo, abordaremos as interações que existem entres os nutrientes. Você sabia que alguns nutrientes podem competir entre si para serem absorvidos no organismo? Em contrapartida, existem nutrientes que potencializam a absorção de outro!

Parte 4 – Composição do cardápio

Nesse vídeo, vamos aprender sobre a composição de um cardápio e as análises iniciais para sua elaboração.

Parte 5 – Guia Alimentar para a População Brasileira

Neste vídeo, falaremos sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira O Guia Alimentar para a população brasileira é um documento desenvolvido para acesso de toda população, com objetivo de implementar práticas adequadas e saudáveis de alimentação. Nesse documento, os alimentos são classificados em in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.

Parte 6 – Recomendações do Guia Alimentar

Nesse vídeo, falaremos sobre Recomendações do guia para refeições saudáveis. O Guia alimentar traz em seu conteúdo alguns exemplos de refeições saudáveis, contendo preparações culinárias regionais de forma a atender a cultura, combinação de sabores e textura, além de oferecer alimentos que tragam variedade de nutrientes.