Dia 14 de outubro foi comemorado o dia mundial de lavar as mãos. O Ministério da Saúde lançou a campanha: “Saúde a gente também aprende na escola. Lave as mãos com água e sabão” em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Esse dia teve como desafio mobilizar e conscientizar pais e filhos da importância de lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro.
Manter as mãos sempre limpas é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar doenças infecciosas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos. Duas pesquisas realizadas por uma marca de sabonete antibacteriano mostraram que apesar da maioria das mães (84%) dizerem lavar as mãos com sabonete após ir ao banheiro, 69% das crianças apresentaram coliformes fecais em suas mãos. Entre as bactérias encontradas estão Enterococcus e Escherichia Coli. A Enterococcus, bactéria transmitida por meio de alimentos ou da água e que podem causar infecções urinárias e até meningite, foi detectada em 59% dos casos. E a Escherichia Coli, que tem como habitat natural o intestino humano e é causador de toxicação alimentar e gastrenterites (cujos sintomas são diarréias, vômitos e cólicas), estava presente em 13% das amostras.
De acordo com dados de 2009 do Unicef, 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente por causa de doenças relacionadas à diarréia e infecções respiratórias agudas, que podem ser prevenidas pela higienização das mãos.
O Ministério da Saúde disponibilizou um site sobre como lavar as mãos, e também produziu cartazes educativos ensinando os passos básicos para lavar as mãos corretamente:
Segundo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a lavagem das mãos deve durar de40 a60 segundos.
Fonte:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/lavarasmaos.html