Graças, ao interesse recente da ciência na Ilex paraguariensis, nome científico da planta popularmente conhecida como erva-mate, cada dia mais seus benefícios são descobertos. Entre os benefícios estão: o retardo do envelhecimento celular, auxílio na perda de peso, queda nos níveis de glicose circulante no sangue e ainda diminuição dos níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue propiciando fator de proteção para o coração.
A diminuição do risco de tumores, a proteção para o coração, o adiamento da aparição das rugas e a perda de peso, só são possíveis porque a planta apresenta antioxidantes, antiinflamatórios, cafeína e outros componentes como ácido clorogênico. Porém, esses resultados só serão possíveis com o consumo de 500 mililitros a 1 litro de chá-mate todos os dias e, claro, com a adoção de hábitos de vida saudáveis.
A ingestão é indicada para pelo menos 30 minutos antes e depois do almoço ou do jantar, caso contrário, a cafeína pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais presentes nas refeições. Vale lembrar que a mesma cafeína estimula o estado de alerta do organismo e, portanto, pode causar insônia, assim é melhor evitar o consumo do mate depois das 17 horas.
Importante: por conter cafeína, um estimulante com função de aumentar a pressão sanguínea, a erva mate é contra indicada para pessoas hipertensas.
Uma dica para amenizar o sabor amargo da erva-mate, lembrando que se você quiser perder peso deve consumi – lá sem açúcar, apenas com adoçante, é bater a infusão com frutas adocicadas como abacaxi, maçã, manga e melão.
Suchá de mate com manga e limão
Ingredientes:
2 colheres de sopa de mate
1 manga média
1 colher de sobremesa de suco de limão.
Modo de Preparo:
Ferva1 litro de água. Coloque o mate em uma jarra e despeje o líquido fervente. Espere um minuto, coe e deixe esfriar. Pique a manga e bata com o mate e o suco de limão no liquidificador. Sirva gelado.
http://boaforma.abril.com.br/dieta/dieta-cha-mate-683870.shtml?pagina=1
http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/beneficios-cha-mate.shtml
Nosso ótimo artigo.
Eu sinceramente não sabia de tantos benefícios que ela tem.
Obrigado por compartilhar.