O “Meu Prato Saudável” é um programa que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a identificação de alimentos e porções adequadas para manter uma alimentação balanceada, sendo elaborado pelo serviço de Nutrição do Instituto do Coração do HC-FMUSP e LatinMed.
O programa foi adaptado de acordo com o hábito alimentar da população brasileira, e visa contribuir para redução e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, tais como, obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e o câncer.
É considerada uma dieta saudável, aquelas onde as refeições são compostas por alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas que incluam alimentos tanto de origem vegetal como animal.
É recomendado fazer durante o dia três refeições, como o café da manha, almoço e jantar, e entre os intervalos das refeições fazer lanches.
A seguir esta ilustrado como deve ser montada cada refeição:
No café da manhã o ideal é combinar uma fruta, uma fonte de carboidrato e proteínas.
No almoço e no jantar, a metade do prato deve conter vegetais crus e cozidos (verduras e legumes). A outra metade deve conter ¼ com uma porção de proteína animal (carne de boi, frango, peixe – tirando a gordura visível – ou ovos) e uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja, lentilha). O ¼ restante deve conter alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral (arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas).
Nos lanches intermediários pode ser consumido: iogurte ou leite, dando preferência ao desnatado, queijo, biscoitos ou cookies (integrais), torradas, ou frutas em geral.
Para maiores informações entre no site do programa “Meu Prato Saudável” www.meupratosaudavel.com.br
Referencias:
Guia alimentar para a população brasileira. Promovendo a alimentação saudável, Brasília DF, 2008.
Meu prato saudável mais informações consulte o site www.meupratosaudavel.com.br