Segunda os resultados mostrados pela última POF 2008 – 2009 (caso tenha dúvidas sobre o que é a POF, leia o post anterior), os três alimentos mais consumidos no Brasil são o café, o feijão e o arroz (nesta ordem). De acordo com o levantamento, diariamente o brasileiro consome, em média, 215 ml de café (4 a 6 copinhos de café), 182 gramas de feijão (em média 2 conchas e meia) e 160 gramas de arroz (em média, 6 colheres de sopa).
Mas esses alimentos consumidos são bons ou ruins?
– Arroz e Feijão: o arroz e o feijão é uma excelente combinação, pois juntos possuem aminoácidos de alto valor biológico, que são comumente encontrados em produtos de origem animal. O feijão é rico no aminoácido lisina, pouco presente no arroz. Já o arroz é rico no aminoácido metionina, encontrado em pequena quantidade no feijão. Assim, eles se completam. Além desses aminoácidos, essa combinação também é fonte de ferro e vitaminas. Deste modo, ambos formam o casal perfeito e devem ser consumidos diariamente, porém na quantidade ideal.
O arroz faz parte dos alimentos ricos em carboidratos, que devem ter um consumo diário de 5 a 9 porções. Como a pesquisa realizada também mostrou que aproximadamente 50% da população brasileira está acima do peso ideal, o mais indicado seria o consumo mínimo de porções diárias (5 porções), sendo consumida uma porção deste grupo para cada refeição. No caso do arroz, geralmente consumido no almoço e jantar, o valor da porção é de 1 escumadeira ou 4 colheres de sopa por refeição.
O feijão faz parte do grupo das leguminosas, alimentos fontes de proteínas. Seu consumo diário deve ser de 1 porção por dia, que equivale a uma concha.
– Café: o café é uma bebida mundialmente consumida, rica em cafeína e outros compostos bioativos.
A cafeína, composto também presente em chás e refrigerantes, estimula o sistema nervoso central, age como diurético, aumenta a taxa metabólica, relaxa a musculatura lisa dos brônquios, do trato biliar, do trato gastrintestinal e de partes do sistema vascular.
Outros compostos bioativos presentes no café, como as melanoidinas e os ácidos clorogênicos, possuem atividade antioxidante, antiinflamatória, dentre outras. Portanto é uma bebida que se consumida moderadamente pode trazer benefícios à saúde. Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, a ingestão de café deve ser entre duas a três xícaras por dia.
Um ponto muito importante e que deve ser ressaltado é a adição de açúcar no café. Procure não adicionar açúcar ao café ou a outras bebidas. Em caso de dificuldade, faça uma redução progressiva. Após um tempo seu paladar se adaptará e as bebidas em geral terão um gosto melhor.
– Receitas com café:
Café com gengibre
- 4 colheres de sopa de café moída
- 1 pitada de gengibre
- 4 colherzinhas de mel
Misture o café com o gengibre e prepare um café pequeno. Ponha mel nas xícaras.
Cappucino caseiro
- 7 colheres de café forte e quente
- 2 colheres rasas de açúcar
- 9 colheradas de leite em pó
- 3 colheradas de licor de café
Misture todos os ingredientes no liquidificador até a obtenção de espuma e sirva imediatamente. Decora com canela em pó
Café gelado com canela
- 2 ½ xícaras de café forte e quente
- 3 lascas de canela
- 4 cravos
- 2 colheradas de açúcar
- Gelo
Agregue cravo e canela ao café e deixe-o repousar tampado por uma hora. Tire os cravos e a canela, adicione o açúcar e misture bastante. Coloque o gelo em copos e sirva o café.
Fontes:
Pesquisa de orçamento familiar 2008 – 2009. Análise do consumo alimentar pessoal.
http://odiariodemogi.inf.br/nacional/noticia_view.asp?mat=30951&edit=44
http://www.sonutricao.com.br/downloads/Guia_Alimentar_Populacao_Brasileira.pdf
http://saude.abril.com.br/edicoes/0294/nutricao/conteudo_266006.shtml