Radicais livres
Todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células libera moléculas de radicais livres que são instáveis. Esses radicais livres podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular (cardiopatias, aterosclerose e problemas pulmonares).
Entre as causas externas mais prováveis de formação de radicais livres no nosso corpo encontram-se:
- Poluição ambiental e gases de escapamentos de veículos;
- Raios X;
- Radiação ultravioleta do sol;
- Fumo e o álcool;
- Substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios);
- Stress;
- Alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos).
Antioxidantes
Antioxidantes são conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.
A utilização de compostos antioxidantes encontrados na dieta ou mesmo sintéticos é um dos mecanismos de defesa contra os radicais livres que podem ser usados nas indústrias de alimentos, cosméticos, bebidas e também na medicina.
Os alimentos contêm compostos oxidantes, os quais podem ocorrer naturalmente ou ser introduzidos durante o processamento para o consumo. Alguns alimentos, principalmente as frutas, verduras e legumes também contêm agentes antioxidantes, tais como as vitaminas C, E, A, clorofilina, flavonóides, carotenóides, curcumina e outros.
As vitaminas C, E e o b-caroteno são consideradas excelentes antioxidantes, capazes de seqüestrar os radicais livres com grande eficiência.
Portanto, invista em uma alimentação com alimentos ricos em antioxidantes pois é benéfico para a nossa saúde!
Fonte:
BIANCHI, M.L.P., ANTUNES, L.M.G. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr., Campinas, 12(2): 123-130, maio/ago., 1999.
http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf