Pular para o conteúdo

Benefícios do Bacalhau

BacalhauA Páscoa está chegando e um dos principais pratos consumidos nessa época é o bacalhau.

Peixe magro, o bacalhau é um dos alimentos básicos dos povos nórdicos desde o século VIII, sendo consumido naquela época principalmente pelos vikings, pois, uma vez salgado, o bacalhau durava por muito mais tempo e era ideal para ser levado e consumido nas grandes navegações.

Durante a Idade Média, o bacalhau tornou-se bastante lucrativo, sendo adotado como uma das principais fontes de proteína durante a Quaresma.

No século XV, os navegadores portugueses tornaram-se os principais consumidores e distribuidores deste pescado, trazendo esse peixe para o Brasil e desde então, o bacalhau continua sendo um peixe muito apreciado pela população brasileira, principalmente no período da Páscoa.

O bacalhau é rico em proteínas, vitaminas A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e Ômega 3, além de possuir baixo teor calórico.

O consumo de bacalhau pode melhorar a concentração, a memória e a visão e auxilia o metabolismo energético e o sistema cardiovascular.

Além disso, o cálcio, o fósforo e o magnésio presentes neste peixe auxiliam na proteção dos ossos e dentes e o Ômega 3 ajuda na formação do HDL (“colesterol bom”), evitando doenças cardiovasculares e problemas de circulação.

Sendo assim, pode-se dizer que o bacalhau é um alimento rico em nutrientes e um dos grandes “tesouros” da alimentação durante séculos. Porém, por tratar-se de um peixe salgado, é importante ficarmos atentos à quantidade de sódio presente no bacalhau. Antes de consumi-lo, devemos dessalgá-lo, e para isso, devemos lavá-lo em água corrente, colocá-lo em uma vasilha coberto por água dentro da geladeira e trocar a água a cada duas horas. Geralmente, a dessalga do bacalhau dura entre 12 e 24 horas, dependendo do tamanho da posta. Depois desse processo, o bacalhau estará pronto para ser preparado na forma de deliciosas receitas.