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Carotenóides – Desafios para aumento do seu consumo. Você, que se alimenta diariamente, já parou para pensar o quanto é fundamental incluir alimentos fontes de carotenóides na sua dieta?

Você sabe o que é carotenóide?

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Segundo um artigo publicado na revista na Cienc. Rural vol.42 no.5 Santa Maria May 2012 Epub May 22, 2012, os carotenóides são pigmentos naturais, derivados do isopreno, sendo caracterizados estruturalmente por uma longa cadeia de duplas ligações conjugadas, sempre com uma ou duas estruturas cíclicas (anel β-ionona) que terminam em ligações conjugadas. São compostos lipossolúveis responsáveis pela cor atraente e característica de muitos alimentos.

De acordo com uma pesquisa  realizada na Escola Sup
erior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, revela que o consumo de carotenóides na população brasileira está abaixo da média considerada ideal.

O consumo desta substância, geralmente está determinado por fatores mais expressivos, como: poder econômico, à localização geográfica, grau de escolaridade e estilo de vida. De modo particular, no que se refere ao estilo de vida atual, este fator tem gerado impacto negativo e bastante significativo no consumo de carotenóides. Pois as pessoas têm feito cada vez mais escolhas alimentares menos saudáveis, buscando maior praticidade, comodidade, rapidez e a conveniência, o que nem sempre está associada a escolhas alimentares saudáveis.

Outros estudos, sobre as modificações do padrão alimentar do brasileiro, apontam que existe uma forte associação entre o estilo de vida atual, sedentarismo, escolhas alimentares menos saudáveis com aparecimento do sobrepeso, ou até mesmo, da obesidade. Consequentemente, associada à obesidade está às chamadas doenças metabólicas, como a diabetes e hipertensão.

Portanto, é relevante que se reflita da importância de incluir alimentos fontes de carotenóides na alimentação diária. Estas substâncias possuem características que envolvem a promoção da  saúde, por apresentarem propriedades antioxidantes, provitamina A e até mesmo na prevenção das doenças metabólicas e câncer. O seu consumo está entre os compostos alimentares mais importantes para a tua alimentação diária.

Listamos algumas frutas, legumes e verduras ricas em carotenóides:

– goiaba vermelha,  melancia, mamão, abóbora, cenoura, e tomate, sobretudo os seus derivados, como molho de tomate, pois apresenta maior  biodisponibilidade.

– espinafre, agrião, alface, couve, milho e ovo

Nota: lembrando que você deve consumir no mínimo 3 porções de frutas, legumes e verduras por dia e 1 porção de ovo, de acordo com GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.

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