Pular para o conteúdo

Diet X Light: entenda de uma vez por todas essa diferença.

      

 

        Quem nunca ficou na dúvida a respeito das diferenças entre diet e light. Os dois tipos ajudam a emagrecer? Entenda as características de cada um e saiba como escolher o alimento mais adequado para a sua dieta

Alimento Diet: De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet é usado nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);  

Alimento Light: A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparadas com o alimento convencional.

            Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).

            Já os consumidores de produtos light, são pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.

          Dessa maneira, a diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.

            Importante lembrar que esses produtos devem ser consumidos nas porções recomendadas. Geralmente as pessoas acreditam que podem  consumir  mais, por ter menos calorias.

            A Confusão é fácil de acontecer; por isso, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades.

Mousse de Limão Diet

Ingredientes:                                                                                                                                               

4 unidades de limão espremidos
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
3 copos de iogurte desnatado
3 colheres (sopa) de adoçante em pó
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, coloque em taças e leve a geladeira.

Sorvete de Maracujá Light

Ingredientes:

 3 gemas
 1 lata de leite condensado light
 1 xícara (chá) de polpa de maracujá
 1 lata de creme de leite light
 9 maracujás para enfeitar (sem a polpa)

 Modo de Preparo:

Bata as gemas com o leite condensado light na batedeira até ficar esbranquiçado. Junte a polpa de maracujá e leve ao fogo até obter um creme. Retire do fogo e adicione o creme de leite light. Leve ao congelador até endurecer. Bata mais 3 vezes durante o congelamento, ou a cada 2 horas. Para servir: corte a parte superior de maracujás e esvazie a polpa com o auxílio de uma colher. Recheie cada uma delas com o sorvete.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *