header image

Nosso Blog

Próximo Evento

Óleo de Coco, funciona mesmo?

  • One comment

        

       A busca incansável pelo corpo perfeito traz a tona vários assuntos novos e o óleo de coco é a estrela do momento, entrando assim na lista dos dez melhores alimentos do mundo. Mas será que ele realmente ajuda a emagrecer?

          O coco é um alimento funcional, ou seja, vai além das funções nutritivas. Ele melhora o sistema imunológico aumentando todas as defesas do organismo, ajuda a regular as funções intestinais, contribui para a prevenção e  tratamento das doenças cardiovasculares além de controlar compulsão por carboidratos (o que ajuda a controlar o diabetes).

         Segundo a nutricionista Adriana Casto em entrevista ao site GNT (www.gnt.globo.com), a gordura de coco é capaz de gerar calor e queimar calorias favorecendo assim a perda de peso. Além disso, o médico Guilherme Giorelli em entrevista ao mesmo site lembra que o óleo de coco também diminui os triglicérides e o mau colesterol (LDL) e promove ainda o aumento do bom colesterol (HDL).

         Para quem quer emagrecer a recomendação é de duas a quatro colheres de sopa por dia, podendo ser usando em substituição ao óleo de soja, canola ou milho, pois apresenta um sabor bem agradável, uma dica boa é usar este óleo nas saladas. Essa quantidade de duas a quatro colheres é o suficiente para diminuir o apetite e favorecer a perda de peso. Como alimento complementar, o óleo de coco deve ser consumido todos os dias para que o efeito desejado seja alcançado.

         É importante lembrar que todos esses benefícios estão no óleo de coco virgem, na hora da compra atente-se a este detalhe. Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco extra virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar comparado com todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva. O óleo virgem passa por processos que mantém suas propriedades benéficas.

 O óleo de coco também pode ser usado nas receitas

 

De acordo com a nutricionista Bruna Murta em entrevista ao site Expressomt (www. expressomt.com.br), o óleo de coco pode e deve ser utilizado em receitas como substituto da manteiga e da margarina. Veja como é fácil fazer esse delicioso bolo de chocolate:

 

 

Bolo fofinho de chocolate

Ingredientes:
– 2 ½ xícs. (chá) de farinha de trigo integral orgânica
– 2 xícs. (chá) de farinha de trigo comum
– ½ xíc. (chá) farinha de soja orgânica
– 3 cols. (sopa) de cacau em pó peneirado
– 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 xíc. (chá) de açúcar mascavo orgânico
– 5 cols. (sopa) de óleo de coco
– 1 pitada de sal marinho
– 1 col. (sopa) de vinagre de maçã
– 1 col. (chá) de essência de baunilha
– 1 xíc. (chá) de água fria
 

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque as farinhas, o cacau, o bicarbonato, o açúcar e o sal. Misture. Faça três buracos fundos na mistura seca e derrame sobre o primeiro o óleo; no segundo, o vinagre; e no terceiro, a baunilha. Coloque a água na tigela e misture os ingredientes úmidos e secos até a massa ficar uniforme. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

Receita retirada do site:

http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=64007&codDep=8

Compartilhe isso:
Comentários
Uma resposta para \\\"Óleo de Coco, funciona mesmo?\\\"
  1. óleo de coco é maravilhoso, eu consumo óleo de coco a muitos anos. Parabéns pelo blog e pelo artigo super esclarecedor

    Carol Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *