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Saiba Quais Alimentos Fazem Bem Para Cada Parte do Corpo Pela Cor

Na hora de elaborar o seu prato a dica é: quanto mais colorido melhor! Isso porque os alimentos traduzem diferentes propriedades nutricionais, que podem ser percebidas através das suas cores. Para facilitar na escolha dos alimentos aqui vão algumas propriedades dos alimentos segundo suas cores:

Verde – O verde presente nas folhas do espinafre e em legumes como brócolis, abobrinha e em chás, como o chá verde, mantem células, artérias, pulmões e fígado saudáveis.

Azul e violeta – Além de retardar o envelhecimento, a uva e as frutas vermelhas (amora, framboesa e mirtillo), ou legumes como berinjela e beterraba, e também os feijões escuros são excelentes para estimular o cérebro e a saúde do coração, pois fortalecem as artérias.

Vermelho – A cor vermelha do tomate, do morango, e da goiaba, é derivada do licopeno, substância presente nesses alimentos que tem importante efeito na prevenção do câncer de próstata. Já a antocianina, também encontrada neles, é indicada na estimulação da circulação do sangue.

Amarelo e laranja – Indicam alimentos ricos em vitamina B-3 e em ácido clorogênico, que ajudam a manter o sistema nervoso saudável e atuam na prevenção do câncer de mama. Entre eles estão o mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora e o pêssego,entre outros.

Branco e bege – Normalmente alimentos ricos em amido possuem essas cores, são eles:  arroz, cogumelos, massas e batata, o leite e seus derivados e frutas como banana. São grandes fornecedores de cálcio, que é fundamental no fortalecimento dos ossos e contem potássio, importante na manutenção dos músculos.
Marrons – São indicadores de fibras. Presentes nas castanhas e cereais como nozes e aveia são ótimas para o bom funcionamento do intestino, que se reverte numa pele mais bonita.

O ideal é comer quantidades semelhantes de cada grupo dessa cartela, mas saber o que cada um deles indica pode ser uma boa maneira de medir o quanto comer de cada um. Lembrando sempre que é necessário ter uma porção de alimentos energéticos (carboidratos e gorduras) e construtores (proteínas).

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