Pular para o conteúdo

Alimentação Infantil: as TENTAÇÕES e os RISCOS

423038 crianças obesidade Como ajudar a criança a perder peso

As guloseimas que as crianças mais adoram comer cada vez mais oferecem perigo à saúde. Não existe melhor ou pior, todas possuem alto teor de sódio e gorduras saturadas e trans. Agora, se você pensa que gordura é privilégio do salgado, errou redondamente. O biscoito, que parece tão inocente, é pra lá de rico em gorduras saturadas e sódio, quase tanto quanto o seu oponente cheio de sal, que vence a parada porque a fritura costuma entrar no processo de fabricação da maioria das marcas. A favor da bolacha doce estão alguns (poucos) nutrientes — vitaminas, ferro e cálcio, que são adicionados à fórmula.

 O valor calórico e o efeito fritura são fatores que põem os dois petiscos na alça de mira dos especialistas em saúde. Muitos deles, por sinal, defendem que essas delícias sejam banidas do cardápio, até mesmo do das crianças sem problemas com a balança. É que elas carregam o peso da gordura trans, ou hidrogenada, assídua em sorvetes e na batata frita das fast-food, por exemplo. Essa gordura  é capaz de derrubar os níveis de HDL, o bom colesterol, e elevar as taxas de LDL, a versão ruim da molécula. Este fica circulando à vontade pelo sangue e, assim, aumenta o risco da formação de placas nas artérias, a aterosclerose. Se você acha que esta doenças é apenas de adultos, engana-se. Há evidências de que o processo aterosclerótico começa a se desenvolver na infância. As estrias gordurosas, precursoras dessas placas, podem surgir na aorta já aos 3 anos de idade.

Prestar atenção no valor de sódio destas guloseimas vale a pena também. Tanto salgadinhos como bolachas recheadas têm altas taxas de sódio. Esse ingrediente entra não só na composição do conhecido sal de cozinha, como também no bicarbonato de sódio e no pirofosfato dissódico, utilizados como fermento químico na indústria de alimentos. Os aromatizantes, que proporcionam sabor, também podem levar sódio em sua composição. Como os conservantes, essas substâncias, às vezes, desencadeiam ainda reações alérgicas em quem já tem predisposição. Em níveis normais, o sódio atua no equilíbrio hídrico do organismo e na transmissão de sinais nervosos. Já em quantidades excessivas, não é totalmente eliminado pelos rins e faz o corpo reter líquidos, contribuindo diretamente para a elevação da pressão arterial, entre outros malefícios. De novo, isso também tem a ver com as crianças. Tanto assim que a Sociedade Brasileira de Hipertensão faz um alerta: a hipertensão arterial infantil não ocorre apenas em situações especiais, como doenças renais ou congênitas. Maus hábitos à mesa contribuem — e muito. Isso significa cair de boca em pratos com alto teor de gorduras, açúcar e sal, ou seja, tudo o que salgadinhos e bolachas recheadas têm de sobra. Estima-se que 5% da população infantil e adolescente apresenta pressão alta.

Salgadinhos e biscoitos só não perderiam tantos pontos se a gordura hidrogenada fosse substituída por alguma outra. Infelizmente isso quase não acontece. O ideal é limitar ao máximo a ingestão e analisar as informações do rótulo para identificar os ingredientes menos nocivos. Fique de olho ainda no processo de fabricação — já existem salgadinhos assados em vez de fritos.  Segundo os especialistas, uma porção por semana não faz mal a saúde nem pesa na balança.

Alimentos

Porção

Valor Calórico (cal)

Biscoito   wafer
  chocolate

4 un

142

Biscoito   água
  e sal

6 un

133

Biscoito   aveia
  e mel

5 un

145

Biscoito   recheado
  de chocolate

2 un

155

Biscoito   de aveia

6 un

135

Biscoito   de leite

6 un

140

Biscoito
  maizena

6 un

135

Batata   frita

20

105

Salgadinho
  de queijo

20

95

 Fonte: Revista Saúde

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *