Pular para o conteúdo

Conheça os eventos históricos neste dia do Nutricionista.

1-     No Panorama mundial, a nutrição seja como campo de conhecimento ou política social ou mesmo profissão constitui um fenômeno recente quando comparado com outros ramos do conhecimentos. Surgiu dentro do contexto após a primeira   guerra mundial, onde foram criados os primeiros centros de estudos e pesquisa visando à intervenção nutricional.

2-  O primeiro curso  universitário de nutrição foi criada no Canadá em 1902, onde também ocorreu a nomeação da primeira dietista profissional em 1907, Hospital Criança Doente.

3- Na America Latina a nutrição foi fortemente influenciada por um médico argentino o Pedro Escudeiro, fundador do Instituto Nacional de Nutrição em 1926. Na cidade de Buenos Aires, ele criou também a Escola Nacional de Dietistas em 1933 e do curso de médicos “ dietólogos”. É de realçar que alguns brasileiros entre eles, o Josué de Castro frequentaram esse curso, onde mais tarde aplicou o primeiro inquérito do consumo alimentar no Brasil com as classes operárias de Recife. Além disso, ele escreveu um livro intitulado “Geografia da Fome” que teve sucesso a nível mundial.

 4-  O primeiro curso de nutrição no Brasil designada Curso de Nutricionista foi criado na faculdade de Saúde Pública (o antigo Instituto de Higiene) da Universidade de São Paulo fortemente influenciado por Geraldo Paulo de Souza. Ele fez estudos no Instituto de Saúde Pública de John Hopkins, no departamento de nutrição e notou a importância desta área como fator fundamental na manutenção e recuperação da saúde.

 5-  Vários anos passaram para que esse curso fosse levado à categoria de um curso universitário, uma vez que antes o profissional nutricionista era formado dentro de um curso técnico de  nível médio e chamado de dietista a exemplo de países de Europa, Canadá e Estados Unidos.

 6- Depois da segunda guerra mundial, criou no ano de  1946  a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a entidade da ONU (Organização das Nações Unidas), responsável pela questão da alimentação e nutrição  mundial.

 7- Para defender os interesses do profissional e desenvolver pesquisas no campo da nutrição, surgiram várias organizações e dentre elas a Associação Brasileira dos Nutricionistas no dia 31 de Agosto de 1946.   Em função disso, hoje dia 31 de Agosto é comemorado como “dia do nutricionista”

8- Desde então, tem havido uma expansão do curso de nutrição em        todos estados brasileiro e ampliação da área de atuação. Este      profissional teve um papel importante para a resolução de alguns         problemas nutricionais da população brasileira como a subnutrição r  elacionada à   subdesenvolvimento como desnutrição protéico-  calóricos,    hipovitaminoses e anemia por deficiência de ferro.

     Hoje em dia, há predominância das doenças nutricionais          degenerativas (obesidade, diabetes, dislipidemias, etc) associadas ao        desenvolvimento e um estilo de vida moderna em que  constitui o          grande desafio para esse profissional.

  Enfim ao passar esses eventos históricos que marcaram a nossa        profissão, queremos lembrar as conquistas que obtivemos e a     nobreza dessa área de conhecimento na contribuição de uma   sociedade mais saudável, com mais saúde e mais feliz.

Parabéns a você Nutricionista.

 Fontes:

1- Vasconcelos, Franscisco:The Nutricionist in Brasil. A hystoric Analysis

2- Calado, Carmem: Expansão dos cursos de nutrição no Brasil e nova lei de diretrizes e bases.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *