Desde o dia 1° de maio, mais de 1700 pessoas foram contaminadas pela bactéria E. coli na Europa, principalmente no norte da Alemanha.
A E. coli é grupo grande e diverso de bactérias que está naturalmente presente no intestino do homem e de outros animais, como a vaca. Embora a maioria das variedades de E. coli sejam inofensivas, outras podem provocar doenças como gastroenterite, que causa vômitos, diarreia e febre; infecção urinária e a síndrome hemolítico-urêmica, que causa dor abdominal, diarreia sanguinolenta e Insuficiência Renal Aguda.
A E. coli é transmitida por água e alimentos contaminados por fezes humanas ou animais. Isso pode acontecer durante a produção de alimentos (irrigação ou adubação), durante o transporte ou manipulação (falta de higiene).
Em crianças e idosos o cuidado deve ser redobrado, já que por terem o sistema imune menos eficiente são mais suscetíveis a contaminação e podem ter sérias complicações, levando até a morte.
Para evitar a contaminação por E. coli através dos alimentos basta fazer a correta higienização de frutas, legumes e verduras que serão consumidos crus. A higienização deve ser feita com a limpeza em água corrente seguida do molho em solução de cloro, que é feita com 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Apenas lembre-se de sempre verificar na embalagem se aquela marca pode ser utilizada para a higienização de alimentos. Pode-se usar também o hipoclorito de sódio específico para essa finalidade, também de acordo com as recomendações do rótulo. E a água para beber deve ser sempre filtrada, clorada ou fervida.
Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/escherichia-coli.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escherichia_coli
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1550
http://andreiatorres.blogspot.com/2007/12/como-higienizar-seus-vegetais-e-frutas.html