O surto de E. coli na Europa
Pular para o conteúdo

O surto de E. coli na Europa

Desde o dia 1° de maio, mais de 1700 pessoas foram contaminadas pela bactéria  E. coli na Europa, principalmente no norte da Alemanha.

A E. coli é grupo grande e diverso de bactérias que está naturalmente presente no intestino do homem e de outros animais, como a vaca. Embora a maioria das variedades de E. coli sejam inofensivas, outras podem provocar doenças como gastroenterite, que causa vômitos, diarreia e febre; infecção urinária e a síndrome hemolítico-urêmica, que causa dor abdominal, diarreia sanguinolenta e Insuficiência Renal Aguda.

A E. coli é transmitida por água e alimentos contaminados por fezes humanas ou animais. Isso pode acontecer durante a produção de alimentos (irrigação ou adubação), durante o transporte ou manipulação (falta de higiene).

Em crianças e idosos o cuidado deve ser redobrado, já que por terem o sistema imune menos eficiente são mais suscetíveis a contaminação e podem ter sérias complicações, levando até a morte.

Para evitar a contaminação por E. coli através dos alimentos basta fazer a correta higienização de frutas, legumes e verduras que serão consumidos crus. A higienização deve ser feita com a limpeza em água corrente seguida do molho em solução de cloro, que é feita com 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Apenas lembre-se de sempre verificar na embalagem se aquela marca pode ser utilizada para a higienização de alimentos. Pode-se usar também o hipoclorito de sódio específico para essa finalidade, também de acordo com as recomendações do rótulo. E a água para beber deve ser sempre filtrada, clorada ou fervida.

 

Fontes:

http://www.copacabanarunners.net/escherichia-coli.html

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5166167-EI8142,00-Doze+paises+informam+a+OMS+sobre+infeccoes+pela+Ecoli.html

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/06/alemanha-estabelece-forca-tarefa-para-buscar-fonte-da-bacteria-e-coli.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escherichia_coli

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1550

http://andreiatorres.blogspot.com/2007/12/como-higienizar-seus-vegetais-e-frutas.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *