Pular para o conteúdo

Um dos mitos relacionados ao consumo de ovos é de que eles aumentam o colesterol no sangue. Por esse motivo, muitos ainda evitam ovos, apesar dos resultados dos últimos 30 anos de pesquisas, nunca terem comprovado a relação entre o consumo de ovo e as doenças cardíacas. O consumo de ovo diariamente não aumenta o risco de doenças do coração em pessoas saudáveis. Recomenda-se o consumo de ovos três vezes por semana, mas lembre-se que a maioria das preparações contém esses ingredientes (ex: pães, bolos).

Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos da natureza e uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados nos ovos. Possuem vitaminas essenciais e minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso.

Armazenamento e manipulação de ovos:

Compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;

Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los;

Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada;

Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto cru;

Lave os ovos somente antes de utilizá-los;

Coma ovos e os alimentos feitos dele bem fritos e cozidos.

Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.

Receitas

Moqueca de Ovo

 Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite de dendê

1 pimentão vermelho

1 cebola

1 xícara de chá de extrato de tomates

½ vidro de leite de coco

6 ovo

Quanto baste de sal

Quanto baste de pimenta-do-reino branca

Quanto baste de coentro picado

Modo de Preparo

Numa frigideira alta, coloque o dendê. Refogue nele o pimentão por dois minutos e junte a cebola. Refogue até que esta esteja transparente. Coloque o purê de tomates e o leite de coco. Acrescente uma xícara de água e deixe ferver para que os sabores se misturem adequadamente. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Quebre os ovos numa tigela à parte, uma a um e coloque-os sobre o molho. Tampe e deixe que cozinhem até estarem com as gemas moles e as claras bem brancas, isto é, cerca de um minuto. Salpique o coentro picado e sirva com arroz branco e uma Farofa d’Água ou mandiocas cozidas.

Baba de Camelo

 Ingredientes

 1 lata de leite condensado

6 ovos

Castanhas picadas para polvilhar (opcional)

Modo de Preparo

Cozinhe a lata de leite condensado numa panela de pressão por 40 minutos (deve ficar bem cozido e consistente, cor de caramelo). Espere a lata esfriar totalmente antes de abri-la.

Misture as gemas ao leite condensado cozido. Bata as claras em ponto de neve firme e incorpore-as ao creme com delicadeza. Distribua o creme em taças e polvilhe com as castanhas picadas. Leve à geladeira de um dia para o outro e sirva bem gelado.

http://www.ovosbrasil.com.br/imprensa_pressrelease04.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *