Pular para o conteúdo

Para uma Páscoa mais saudável!

A Páscoa é uma data muito importante para a civilização cristã, assim como o Natal. É nesse período que celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo, o que para muitos tem o significado de renovação. Já o coelho de Páscoa e os ovos tiveram origem nas civilizações antigas e simbolizavam fertilidade. No Egito Antigo, o coelho representava a preservação da espécie e esperança de uma vida nova. Nas religiões cristã e judaica, esse animal simboliza exatamente a vida nova e o renascimento, e os ovos a fertilidade.

Aqui no Brasil, como a grande maioria da população é cristã, existe uma grande cultura para a Semana Santa, que nada mais é que uma preparação para essa renovação. A celebração da Páscoa propriamente dita acontece sempre aos domingos e é quando as famílias se reúnem para um grande almoço e troca de ovos de chocolate. Esse é um período em que normalmente há muitos excessos alimentares, e que acabam se prolongando por um tempo, até que os ovos acabem.

Os especialistas chamam a atenção para o fato de que, em excesso, sim, o chocolate pode fazer mal à saúde, pois sua quantidade de gordura é capaz de elevar os níveis de colesterol.

Apesar de oferecer mais calorias provenientes basicamente de gordura e açúcar, o chocolate também é rico em proteínas, além de ser boa fonte em minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, e vitaminas do complexo B.

O chocolate na versão branca, por não conter massa de cacau, não traz benefícios ao coração e sua forma leva manteiga de cacau, leite em pó e açúcar.

 

O chocolate ao leite é uma versão que contém vitamina B, proteínas e cálcio.

 

 

 

Muitos estudos têm demonstrado que o chocolate amargo possui alto teor de flavonóides, antioxidantes que podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Sendo assim, o chocolate amargo é a melhor opção dentre os muitos oferecidos no mercado.

Este tipo de chocolate possui ainda alta concentração de catequinas encontradas no cacau, que agem nas artérias, promovendo, entre outros benefícios, o controle da pressão arterial.

Se delicie com moderação! Pequenas quantidades em situações especiais como nessas festividades não comprometem a saúde ou a boa forma. Uma boa dica é não comprar ovos enormes, o que pode prolongar a “temporada de páscoa”. Ainda, ao invés de comer grandes chocolates de uma só vez, é muito melhor que pequenas quantidades sejam ingeridas por dia. A inclusão de 30 gramas de chocolate por dia não é considerada exagerada, desde que esteja inserida em uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, carnes, que contenha baixo teor de gordura e açúcar.

Na medida certa, seu organismo até agradece.

 

Aproveite esta época tão especial sem exageros!

Feliz Páscoa!

 


Texto adaptado de: http://alimentacao.terra.com.br/noticias/para-sua-diversao-13/amargo-branco-ou-ao-leite-141 e http://www.rgnutri.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *