O Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério da Saúde realizou entre os dias 11 e 24 de setembro a Semana do Peixe. A 8ª edição da campanha teve como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável.
Foram distribuÃdas cartilhas aos consumidores em todo o paÃs contendo informações sobre os benefÃcios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras. Foram distribuÃdos ainda cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.
A campanha também teve como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. A conservação dos peixes também teve destaque.
Os benefÃcios do consumo de peixes
O consumo regular de pescados traz benefÃcios à saúde. Eles são fontes de vitaminas (A, E, D e niacina); micronutrientes (ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto); são ricos em ômega 3 que diminui os riscos de doenças cardiovasculares e derrame, reduz a pressão arterial, possui ação antiinflamatória, diminui as taxas de triglicérides e colesterol no sangue.
O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana.
O consumo per capita de pescado no Brasil aumentou, de 6,46 quilos em 2003 para 9,03 quilos por habitante em 2009, mas segue muito abaixo da média mundial e do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 12 quilos.
Abaixo, 2 cartilhas com dicas de compra de peixes e receitas:
Fonte:
http://www.mpa.gov.br/mpa/semana_peixe_2011.html
http://www.nutricaoemfoco.com/2009/01/30/o-peixe-na-alimentacao/