Um bom café da manhã pode melhorar até o humor!
Pular para o conteúdo

Um bom café da manhã pode melhorar até o humor!

 Todo mundo já ouviu falar que o café da manhã é a principal refeição do dia, mas os brasileiros ainda não têm o hábito de consumi-lo.

Durante a noite o organismo fica horas em jejum e gasta toda energia armazenada do jantar. Por isso é recomendável tomar o café da manhã até duas horas depois de acordar, fornecendo energia suficiente para normalizar o metabolismo que durante a noite fica mais lento. Além disso, um jejum muito prolongado faz com que os níveis de glicose no sangue caiam muito – e aí aparecem sintomas como dor de cabeça, mau humor, fraqueza e tremor.

Fazendo disso uma rotina o corpo entende que a escassez de energia dura às 8 horas de sono e mais pelo menos 4 a 5 horas de trabalho até a hora do almoço. Então todos os dias o corpo prefere guardar a energia do dia anterior para utilizar nesse período de escassez. Com isso o corpo trabalhará mais lentamente ao longo do dia para poupar energia e ao invés de emagrecer – como muitos pensam – você estará armazenando gordura.

Por isso tenha força de vontade e crie o hábito incluir o café da manhã na sua rotina!

* Não tem tempo para tomar café? Acorde 15 minutos mais cedo! Você vai ter mais disposição ao longo do dia – e o seu corpo agradece.

* Prepare o que irá comer na noite anterior. Assim poupará tempo pela manhã.

*Mantenha sua geladeira abastecida. Compre frios fatiados como peito de peru, queijos magros como queijo minas; iogurtes, geléias de frutas e frutas in natura.

*Se você não sente fome de manhã, procure comer menos a noite.

Segue abaixo algumas opções do que comer no café da manhã. Mas tente inovar, escolha alimentos que você goste e diversifique as preparações. Você sentirá a melhora que isso trará para seu corpo se seu humor!

  • Natural

1 pote de iogurte desnatado com 1 colher de sopa de granola; 1 fatia de pão de forma integral com creme de ricota; 1 copo de suco de laranja pequeno

  • Prático

1 copo de leite desnatado batido no liquidificador com 1 colher de sobremesa de aveia, ½ maça e ½ banana.

  • Reforçado

1 xícara de leite com café; 1 pão francês  com 1 fatia de queijo prato, 1 fatia de peito de peru e 1 ponta de faca de margarina light; 1 banana

  • Caprichado

1 pote pequeno com leite desnatado, sucrilhos, 3 morangos cortados, ½ banana em rodelas e um fio de mel; 1 fatia de pão de forma integral com cream cheese

  • Econômico

1 xícara de chá; 4 biscoitos água e sal com requeijão; ½ mamão papaia; 1 taça de gelatina

  • Fora de Casa

1 copo de suco de laranja natural, 1 pão Frances na chapa com queijo branco

FONTES:

http://vilamulher.terra.com.br/cardapios-para-o-cafe-da-manha-11-1-70-297.html

http://www.nestle.com.br/site/revistanestlecomvoce/alimentacao-e-saude/nutricao/d/a_importancia_do_cafe_da_manha.aspx

http://www.liderfm.com.br/noticiaDetalhes/45/cafe-da-manha-influencia-no-bom-humor-e-desempenho-mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *