Dia 26 de abril é o Dia Nacional do combate a Hipertensão Arterial! Saiba um pouco mais dessa doença silenciosa que atinge cerca de 24,4% dos brasileiros.
A hipertensão é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias é muito forte ficando acima dos valores considerados normais.
Uma pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão estiver maior ou igual a 140/90 mmHg (ou14 por 9). Se não tratada pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal e cegueira.
Pessoas que estão com excesso de peso, que não tem uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não praticam atividade física, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou tem familiares hipertensos, possuem maior risco de tornarem hipertensas. Após os 55 anos, a chances de desenvolver hipertensão aumenta 90%.
Você é hipertenso ou quer se prevenir?
- Meça sua pressão regularmente
- Diminua a quantidade de sal na comida – 1 colher de chá por dia é suficiente. Não utilize saleiro a mesa.
- Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas.
- Mantenha um peso saudável.
- Pratique atividade física regularmente. Faça caminhadas, suba escadas em vez de elevadores, ande de bicicleta, nade, dance!
- Não fume! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares.
- Controle o estresse! Enfrente os problemas com sabedoria e tranquilidade.
- Tenha uma alimentação saudável