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Como o estudante pode alimentar bem fora de casa?

         Hoje em dia não tem sido fácil ter uma alimentação saudável e adequada que atenda as necessidades nutricionais devido à mudança nos hábitos alimentares, caracterizado pelo consumo excesso de alimentos bastante energéticos e ricos em gordura saturada. Esta mudança está muito associada com a obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares.

       Um dos grandes problemas que percebemos está no ambiente escolar. Como um estudante pode optar por alimentos mais saudáveis numa cantina, ou como preparar um lanche que seja prático ou mesmo tempo saudável?

   Abaixo, daremos algumas dicas de escolhas dos lanches saudáveis que os estudantes podem fazer para promoção da saúde.   Um lanche saudável precisa ter alimentos coloridos, bonitos, prazerosos e nutritivos e feitos com higiene além de apresentar quantidades equilibradas de: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminais, minerais e fibras. Levando em consideração todos os esses aspetos, uma mãe juntamente com criança pode escolher, por exemplo, um sanduíche natural, de preferência com pão integral e colocar como recheio tomate, alface e cenoura, como bebida um iogurte natural e uma fruta. Hoje por existem lancheiras térmicas possibilitando levar alimentos mais perecíveis com segurança.

        Se a criança preferir comer o lanche da cantina escolar, é necessário que os pais orientem de como fazer a escolha mais saudável na hora da compra, dando preferência por alimentos como lanches naturais (evite os que levam maionese), salgados assados, sucos naturais e evite alimentos industrializados, frituras, refrigerantes, bolachas recheadas e chocolates. Estes alimentos são muitos calóricos e têm bastante sal. Por exemplo, veja a comparação entre um suco natural de laranja e um refrigerante comum.

  Estudos têm mostrado que os alimentos mais consumidos por adolescentes nas cantinas das escolas de ensino médio são guloseimas, salgados e refrigerantes em vez de sucos e leite e seus derivados. Dado que, o adolescente precisa de cálcio para prevenção de osteoporose na face mais adulta, é aconselhável a escolha de lanches como iogurte, queijos magros. Na cantina podem preferir por assados, bolo simples sem recheio e salada de frutas.

          Para o jovem universitário, uma opção de lanche é levar frutas secas como: damasco, uvas, que não estragam rápido e barras de cereais (de preferência sem chocolate). Frutas frescas como a maçã são praticas de levar e ajudam na saciedade. Nozes, castanhas possuem quantidade considerável de proteína e lipídeo, constituindo assim boas fontes energéticas, além disso, são conhecidas também pelo seu poder antioxidante e melhora da memória e humor.  

  Fontes:

FREITAS, Jullyana Borges; NAVES, Maria Margareth Veloso. Composição e quí­mica de nozes e sementes comestíveis e sua relação  com a nutrição.

MARINA MARQUART FELICE ET AL. Análise do Lanche Escolar Consumido por Adolescentes, 2007   Secretária de Agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo. Brinque e aprende,2011.

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