header image

Nosso Blog

Próximo Evento

Doença Celíaca e Glúten

 O que é Doença Celíaca?

Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja : A Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carboidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.

 

O que é o GLÚTEN ?

 

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são “partes do glúten”, que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca.

Mas…

Se não houver trigo, aveia, centeio ou cevada na preparação, o alimento pode ser consumido! Abaixo segue a receita de um delicioso bolo de cenoura sem glúten!

Bolo de cenoura sem glúten

 

Ingredientes:

3 cenouras médias
2 xícaras ( chá )de açúcar
2 xícaras ( chá ) de creme de arroz
3/4 xícara ( chá ) de óleo
3 ovos
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bater no liquidificador as cenouras, o açúcar, o óleo e o ovos. Despejar esta mistura em uma bacia e adicionar o creme de arroz junto com o fermento. Levar ao forno pré aquecido em assadeira untada e polvilhada com creme de arroz.

CALDA DE CHOCOLATE

7 colheres de açúcar
2 colheres de margarina
3 colheres de chocolate
2 colheres de leite
Leve ao fogo até engrossar. Depois de pronto, jogar sobre o bolo ainda  quente.

OBS: Este bolo fica muito gostoso também, coberto com suco de 2 laranjas e l colher de açúcar.

TEXTO ADAPTADO DO SITE DA ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL
http://www.acelbra.org.br/2004/index.php

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *