header image

Nosso Blog

Próximo Evento

Está Estressado (a)? Saiba os alimentos que podem te ajudar a combater essa situação.

 

Na grande maioria das vezes a correria do dia-a-dia nos remete a quadros de estresse. O estresse surge quando o nosso corpo reage a um desafio físico ou mental, e ninguém está imune aos efeitos nocivos provocados ao organismo.

 E alguns alimentos têm o poder de aliviar essa sensação, ou até mesmo acabar com ela. Esses alimentos elevam o nível de serotonina, substância que “acalma” o cérebro e produz sensação de bem-estar. Alguns deles ainda reduzem os índices de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse.

 

  • Doces: em uma situação aguda de estresse, vale apostar em qualquer alimento doce. Os açúcares como chocolate e mel abrem caminho para o triptofano, ele penetra no cérebro e produz a serotonina, mas cuidado para não comer muito e engordar, os diabéticos devem tomar cuidado com a glicemia, para não ficar muito alta.

Quanto ai tão famoso chocolate, recorrer a ele quando se está “para baixo” e depois se sentir eufórico é algo muito comum. A explicação é que o aumento de glicose no sangue aumenta a sensação de bem-estar. A dica é sempre manter o bom ânimo, e conseguir isso não é tão difícil, se a glicose for mantida relativamente estável ao longo do dia. Frente a alimentos como chocolate e doces, que provocam um aumento rápido da glicose, estão os que conseguem o mesmo efeito, mas de forma contínua.

  • Cebola: é antioxidante e tem uma substância que age como calmante natural.

 

  • Fibras: devemos cuidar bem do intestino, aumentando o consumo de fibras, coma cereais integrais, frutas com a casca e verdura.

 

  • Frutas e Hortaliças: para melhorar o metabolismo cerebral, devemos consumir vitamina C, E, betacaroteno, complexo B e minerais (selênio, zinco, magnésio e lítio). Coma frutas, legumes e verduras.

 

Em destaque a Laranja, ela é rica em vitamina C. Ela ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. É uma fruta energética que hidrata e previne a fadiga.

 

  • Arroz com Feijão: nada melhor que proteínas de origem vegetal, então consuma arroz integral com feijão, que nos dá a sensação de prazer e motivação.

 

  • Proteína de Origem Animal e Ômega 3: esses também são indicados, pode ser peixes de água fria e frutos do mar, o ômega 3 melhora o funcionamento do cérebro e podem ser encontrados no salmão, sardinha, arenque, trutas e também na linhaça.

 

  • Castanhas e Sementes: também ajuda no combate ao estresse  as castanhas (noz, castanha-do-pará, amêndoa e pistache) e as sementes (abóbora, gergelim e linhaça).(Lista retirada e adaptada do site: www.saudeconceito.com.br).

 Uma dieta saudável é essencial para qualquer programa de redução do estresse. É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *