Especiarias e Condimentos naturais
Pular para o conteúdo

Especiarias e Condimentos naturais

As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Originalmente, as especiarias eram empregadas no preparo de medicamentos e disfarçavam o sabor azedo dos alimentos estragados. Há tempos elas são utilizadas em todo o mundo e já foi inclusive moeda de troca.

Com o aumento da Hipertensão no Brasil e no mundo, os hipertensos devem reduzir o consumo de sal, o que não é nada fácil. Nesse caso, esses condimentos naturais realçam o sabor da refeição com uma quantidade menor de sal refinado.

Para temperar a comida, o sal e condimentos industrializados (como caldos em cubinhos e em pó) devem ser reduzidos e substituídos por condimentos naturais como tomilho, louro, alecrim, cebolinha, orégano, salsinha, coentro, noz-moscada e outros.

Uma combinação de condimentos naturais também é muito útil para dar sabor aos alimentos. O cheiro-verde e o sal de ervas são ótimas escolhas. Segue alguns temperos mais utilizados.

Principais temperos:

ALECRIM: Folhinha de perfume doce e fresco, muito usado no preparo de carnes, ensopados, aves, peixes, molhos, sopas, omeletes. Um pouquinho também no bolo de fubá, mas com calma que é forte.

 

CEBOLINHA: A irmã caçula de cebola. Seu sabor é delicado e agradável. Usado em molhos em geral, patês, massas, omeletes, carnes, peixes.

 

CHEIRO VERDE: É uma popular mistura de salsa com cebolinha. Muito utilizado em cozidos, arroz, feijão.

 

COENTRO: Parente da salsa, com sabor e perfume bem mais estimulantes. A folha é indicada para pratos de peixe e frutos do mar. A semente moída, boa para e usar em carne de porco ou frango, também para molho de carnes.

 

COMINHO: Semente amarelada marrom. Bom em molhos para carne, peixe, legumes, ovos e queijo.



CURRY: Originário da Índia. Em pó, muito picante, parece bastante em cor com o nosso açafrão em pó. Muito usado em pratos de carne, aves, peixes, molhos, arroz, sopas.

GENGIBRE: Muito usada na cozinha brasileira. Dá um gostinho especial em pratos de carne moída, peixes e camarão. Mas cuidado que é forte e ardido.

LOURO: Extremamente aromática, deve ser usada com cuidado. Há quem goste no feijão e algumas verduras. Usado em molhos, assados, ensopados e conservas.

MANJERICÃO: Tempera muito bem carnes, assados, sopas, peixes e camarões, ovos, queijo, tomates recheados.

NOZ-MOSCADA: Tem um cheiro muito gostoso, em semente ou pó. O melhor é guardar a semente em vidro e ralar na hora, pois conserva mais o aroma e o sabor. Usada para temperos de carnes, cremes ou qualquer receita de carne moída.

ORÉGANO: É o mais conhecido dos temperos. Pode ser usado em carnes, molhos para bifes, saladas. Pode ser usado seco ou fresco.

PIMENTA-DO-REINO: Um dos condimentos mais conhecidos. Há duas espécies: a preta, mais forte e a branca, um pouco mais suave.

SALSA: Há dois tipos: a salsa de folhinhas crespas (ou salsa-musgo) que enfeita qualquer prato, além de temperar. A salsa de folhinhas lisas tem sabor um pouco mais forte. As duas podem ser usada em tempero de carnes, sopas, refogados, pratos de forno, farofas, verduras, molhos. Tanto no preparo como salpicada por cima.

         TOMILHO: Apresenta sabor forte. Utilizado para peixes e camarão, carnes, porco.

SAL DE ERVAS: Quantidades iguais de alecrim, manjericão, orégano e sal comum. Pode ser usado no feijão, sopas e carnes.

 

Use a criatividade e dê mais sabor aos seus pratos!

 

Fonte:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/especiarias.htm

http://claudia.abril.com.br/receitas/3625/

http://marcela-nutricao.blogspot.com/2010/01/beneficios-da-substituicao-do-sal-para.html

http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-17982-3,00.html

http://www.casaspedro.com.br/Temperos.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *