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A folha da couve-flor tem mais vitamina C que a laranja. E a casca da manga possui mais Vitamina C e Cálcio do que polpa. A vitamina C fortalece nosso sistema imunológico. A casca da banana possui mais potássio que a polpa da banana. O Potássio auxilia na regulação da pressão arterial.

A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas. Assim, tornamos a gelatina mais nutritivas.

As folhas da cenoura são ricas em vitamina A (importante para saúde dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). Podemos aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. Elas são extremamente parecidas em aspecto e sabor.

Talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e podem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos. Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muita vitamina C. Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos ou adicione ao molho pesto de manjericão.

São partes que normalmente as pessoas descartam ao consumir um alimento ou elaborar uma preparação, como cascas, talos e sementes. Os alimentos, em sua maioria, podem ser aproveitados integralmente e possuem benefícios para a saúde, pois contém quantidades significativas de fibras, vitaminas e minerais. Fonte: SESI. Serviço Social da Indústria. Tabela de Composição Química das…